Respiradores

Compartilhe

Olá, gente! Eu sou Fabi Costa, e estamos aqui para mais um episódio do podcast Onde tem SUS, tem Vacina! E hoje a gente vai falar sobre um tema essencial para a vida: respirar. Parece uma coisa simples, não é mesmo? Mas um dos grandes efeitos da Covid 19 no corpo humano é a dificuldade de respiração. Antes da gente ter a vacina, que salvou milhões de vidas, o SUS teve que lidar também com essa complicação, causada pelo novo coronavírus. Vamos ouvir o DR Celiandro para entender um pouco mais sobre como funciona isso.
Dr Celiandro.

“Quando o paciente está internado numa Unidade de Terapia Intensiva, dependendo da ajuda de aparelhos, um desses aparelhos pode ser o ventilador mecânico.”
Esse auxílio nós chamamos de assistência ventilatória, gerada pelo ventilador mecânico, que irá bombear um ar nas vias aéreas, inflando o pulmão do paciente e levando uma adequada quantidade de oxigênio, permitindo também com que o paciente expire esse ar, liberando uma quantidade de dióxido de carbono, e consequentemente irá dar um conforto ventilatório para esse paciente.”

Tem gente que nem entende bem o que é, mas só sabe que funciona, como Dona Lurdes, da Bahia.

“eu só fiquei com esse negócio de respirador lá no hospital mesmo, que eles botaram, né, pra respirar, até pra comer eu comia por uma sonda…”

É, Dona Lurdes, muito bom poder contar com essa ajuda, gratuita, fornecida pelo SUS em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a Rede Pública, em 2020 e 2021 recebeu mais de 17 mil novos ventiladores pulmonares. Que ajudaram gente como Dona Lurdes, e como o tio da Gabriela.

“Tive um familiar internado, meu tio, pegou covid, na pior fase da pandemia, né, teve que ficar com respirador, passamos por maus momentos, mas no final deu tudo certo”.

Que bom pra seu tio e a família toda, não é mesmo, Gabriela, um alívio. Ah, e uma informação que vale lembrar: não basta o ventilador, para funcionar um leito ainda pede uma série de equipamentos, suprimentos e equipe médica. Um investimento de mais de R$40 milhões. Muita gente por todo o nosso país voltou pra casa, graças ao trabalho dedicado de milhares de profissionais de saúde. E todo esse investimento ficou como legado, servindo para a população. No total, agora, são mais de 58.000 ventiladores pulmonares distribuídos em todas as regiões do país. Além de atuar no combate a pandemia, o investimento, de mais de R $10 milhões, ampliou o atendimento de pacientes que necessitam de procedimentos de alta complexidade, como cirurgias.

E assim a gente vai chegando ao fim de mais um episódio da série de podcasts Onde tem SUS, tem Vacina.

A cada novo episódio, mais números, mais histórias reais, de como o Sistema Único de Saúde salva vidas.

Foto: Agência/PetrobrasFoto: Agência/Petrobras

 

Leia também

Secretário de Esportes, Juninho Abreu, autoriza construção de campos Bom de Bola e entrega van em Paulista

O secretário de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), Júnior Abreu, esteve em Barra de São Francisco, na...

ANM lança Painéis Interativos do Setor Mineral

A Agência Nacional de Mineração (ANM) promove, no próximo dia 17 de agosto, às 16h, em formato remoto,...

ES: frente fria derruba temperaturas e traz chuva no fim de semana

O aviso é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Segundo o instituto, nesta...

Capixaba Série B 2022: em seu retorno, Jaguaré goleia o São Mateus na estreia do Grupo A

Em outubro de 2010, o Jaguaré perdeu para o Real Noroeste, por 4 a 2, em Águia Branca,...

INDICADORES: boi gordo tem queda no preço nesta sexta-feira (19)

A cotação da arroba do boi gordo começou a sexta-feira (19) com queda de 1,14% e o produto...

Jovem é esfaqueado durante evento em Barra de São Francisco

Um jovem de 18 anos foi esfaqueado na região do abdómen durante uma cavalgada seguida de show musical...

DOR NO PUNHO: O que pode ser?

Você conhece alguém que teve dor no punho também conhecido como “abriu o pulso”? O que pode causar...

Sinal 5G será ativado a partir da próxima semana em Vitória

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a partir da próxima segunda-feira (22) a ativação do sinal...