Representantes do Governo do Estado participaram de seminário de gestão pública em Colatina

Representantes das Secretarias de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), de Controle e Transparência (Secont); e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participaram do 2º Seminário Engajar Colatina – “Um dia de Imersão em Gestão Pública”, nessa quarta-feira (28). O evento foi realizado no auditório do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em Colatina, e organizado pela Prefeitura do município.

Desenvolvimento econômico e captação de recursos; transparência pública, inovação e empreendedorismo foram alguns dos assuntos que fizeram parte da programação.

Apoiando o debate sobre gestão, desenvolvimento e outros temas que envolvam o crescimento das cidades, o Governo do Estado fez parte da programação, por meio de palestras ministradas pelos secretários de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann; de Controle e Transparência, Edmar Camata, e pelo diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip.

O empreendedorismo foi um dos assuntos abordados pelo secretário Tyago Hoffmannn, que agradeceu o convite feito pelo município para participar do evento. “O Governo do Estado está empenhado em promover o crescimento regional e, por isso, se mantém próximo dos municípios. O governador Renato Casagrande tem afirmado que o desenvolvimento está intimamente ligado à inovação. Assim, estamos empenhados na atração de investimentos, no fortalecimento dos ecossistemas das startups, no investimento em pesquisas e qualificação profissional, para a inserção no mercado de trabalho, e no estímulo ao empreendedorismo. Esse é o caminho que estamos seguindo dando apoio também aos municípios”, enfatizou Hoffmann.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, que também participou do evento, destacou que a perspectiva de ações como o Engajar Colatina é fortalecer o relacionamento do Bandes e estruturar soluções que viabilizem empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento do Espírito Santo.

“Estamos construindo um relacionamento que vai além do crédito. O Bandes é um dos maiores indutores dos arranjos produtivos locais. A aproximação não só com o empresariado local, mas também com as prefeituras nos permite construir, de forma conjunta, programas de fomento que potencializem a economia e a articulação com outros agentes de desenvolvimento”, pontuou Kneip. Já o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou a importância de uma gestão pública transparente e do fortalecimento do controle social para que os governos alcancem bons resultados. “A transparência é a prova do zelo e do cuidado do gestor com o dinheiro público. Nesse momento, além da transparência e da integridade, os gestores têm ainda o desafio de fazer com que o cidadão seja atendido sem sair de casa”, ressaltou.

O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, afirmou que a parceria com o Governo do Estado está sendo fundamental para o desenvolvimento da economia de Colatina e da região noroeste. “Poder realizar essa troca de experiências entre os nossos secretários, nossos servidores, os representantes da comunidade colatinense, com a presença e a palestra do secretário Tyago Hoffman, foi de extrema importância para estimular o caminho da inovação, da tecnologia, do empreendedorismo e da proatividade na atração de novos investimentos para o município”, frisou.