Região Sul debate estratégias de desenvolvimento urbano e sustentável em evento do MDR

Os estados da Região Sul do País foram os primeiros a participar do processo colaborativo para elaborar e discutir estratégias que possibilitem aos municípios se desenvolverem e garantirem mais qualidade de vida à população. 

A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional, a GIZ, visa formular os Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que irão apoiar a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Para Fernanda Capdeville, coordenadora de apoio à Gestão Regional e Urbana do MDR, a oficina com representantes dos estados da Região Sul foi um sucesso. 

“A expectativa com essas oficinais regionais era de aterrissar no território, encontrar as especificidades locais, das regiões e assim concretizar essa discussão por cidades mais sustentáveis. Tivemos uma preocupação em agregar os municípios menores e, na região sul, a gente acredita que conseguiu atingir essa meta”

Durante a oficina on-line, os mais de 100 participantes foram separados em 12 grupos, de acordo com o interesse de cada um em traçar objetivos para municípios pequenos, médios e grandes, além de governo estadual, academia e sociedade civil. 

Os temas abordados foram agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação urbana e de qualidade, saneamento, desafios digitais e orçamentários, mobilidade urbana, infraestrutura e desigualdades, entre outros.

A Região Nordeste será a próxima a receber a oficina, seguida por Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Para saber o calendário completo e participar das oficinas, acesse mdr.gov.br.

Foto: Reprodução/MDRFoto: Reprodução/MDR