Referência nacional, ensino integral capixaba ganha livro apoiado pelo Sicoob

Compartilhe

A educação em tempo integral é um desafio e uma grande oportunidade para a formação e a cidadania dos alunos. No ES, o Sicoob ES é uma das instituições que apoiam a implantação desse modelo nas redes estadual e municipais desde quando teve início essa discussão, em 2014, por acreditar que essa metodologia ajuda a desenvolver os estudantes de forma completa, em sua totalidade, segundo o presidente estadual da instituição, Bento Venturim.

Ciente da perspectiva de um futuro promissor para os estudantes dessa modalidade, o Sicoob também foi parceiro do livro “Educação em Tempo Integral no Espírito Santo: história, conceitos e metodologias”. A obra foi lançada nesta última quarta-feira (18) pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

O livro conceitua a política de Tempo Integral, dispondo de diversas citações e práticas bem-sucedidas das escolas, além de ajudar na formação dos profissionais que atuam com essa metodologia na rede estadual de ensino.

“Esse é o ponto de partida para uma transformação em todo o Estado. Não restam dúvidas de que esse projeto é um dos melhores agentes transformadores para toda a sociedade. É uma conjunção de sonhos. Faz todo sentido para os nossos valores apoiar a ampliação do modelo de tempo integral no ES e a reprodução desse livro tão importante, que pode nortear futuras ações na rede estadual de ensino”, destacou o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

Tempo integral

Atualmente, o tempo integral do Espírito Santo é referência nacional e alcançou números importantes de qualidade e oferta de vagas, graças à continuidade do trabalho e, principalmente, às inovações desenvolvidas nos últimos anos. São 93 escolas e mais de 30 mil vagas no Estado.

Livro

A publicação perpassa todas as áreas mais importantes da Educação em Tempo Integral, desenvolvendo cada um dos pontos de aplicação da escola e garantindo a contextualização do material à realidade do Espírito Santo. O livro, que contará com exemplares impressos, tem sete capítulos e foi escrito por 47 autores, entre gestores, professores, diretores e profissionais envolvidos no modelo de tempo integral.

Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob ES, e Sandra Martins, supervisora de responsabilidade social

Leia também

Nova Venécia receberá R$ 57 milhões de investimento em obras

  A Prefeitura de Nova Venécia recebeu o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo...

Justiça determina que Renova volte a pagar auxílio emergencial a pescadores e agricultores

  Bombeiros durante buscas na barragem de Fundão, em Mariana — Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros A Justiça Federal intimou...

Festa de São Pedro em Barra de São Francisco terá fogueira gigante e desfile

A Festa de São Pedro, que acontece no terreno da rodoviária, a partir das 18h desta sexta-feira, 1º...

Decisões judiciais contra shows em municípios sem saneamento adequado reabrem discussão sobre investimentos

A importância de investimentos em saneamento básico voltou a ser tema de discussões a partir das decisões judiciais...

Ministério da Saúde reforça importância da vacina de febre amarela, postos de saúde de todo o Brasil oferecem dose contra a doença

O Ministério da Saúde faz um alerta sobre a febre amarela e ressalta a importância da vacinação contra...

‘Um pente e rala’ diz Jojo Todynho e revela que filmou 1ª relação sexual com seu marido

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cantora Jojo Maronttinni, conhecida como Jojo Todynho, 25, foi tomar café da...

Polícia Civil recebe 103 novos computadores

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) recebeu, nesta semana, 103 novos computadores. A aquisição de novos equipamentos...