Rede Municipal de Ensino aplica avaliações diagnósticas do programa de Educação Financeira

Dando continuidade às aulas de Educação Financeira, oferecidas pelo programa ‘Aprender Valor na Rede Municipal de Ensino de Nova Venécia’, as escolas aplicaram as avaliações diagnósticas de letramento financeiro, língua portuguesa e matemática. Essa é uma atividade que acontece a cada ciclo de implementação do Programa, o qual, através de sua plataforma, faz, depois de inseridos os dados, todo o monitoramento.

O Programa entra agora na fase dos projetos. A plataforma oferecerá um conjunto de projetos escolares de educação financeira integrados aos componentes curriculares matemática, Língua portuguesa e ciências humanas, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os projetos serão implementados pelos professores em sala de aula e foram produzidos a partir do trabalho de professores de escolas públicas de todo o País, em conjunto com uma equipe transdisciplinar de especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), e do Banco Central, formada por especialistas em Educação financeira, habilidades socioemocionais, pedagogia, matemática, língua portuguesa e ciências humanas.

No trabalho com projetos escolares, os estudantes têm a oportunidade de realizar atividades impressas e on-line. Ao final do ciclo de projetos, os alunos farão outra avaliação da aprendizagem e os dados serão novamente monitorados para análise de impacto dos resultados.

“Avaliar as ações do Programa, em várias etapas de sua implementação, nos permitirá conhecer o nível de letramento financeiro de crianças e adolescentes que participaram das ações propostas. Os testes foram e serão conduzidos de forma a garantir a credibilidade dos resultados”, falou a secretária de Educação, Wanessa Sechim.