Rede Municipal de Educação de Nova Venécia estuda implantar EJA Profissional

Compartilhe

 

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia se reuniu, na última terça-feira (22), com uma equipe da Secretaria de Estado de Educação (Sedu), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Nova Venécia, e da Superintendência Regional de Educação (SRE), para avaliar a implantação da Educação de de Jovens e Adultos (EJA), com qualificação profissional.

A proposta de ensino permite aos estudantes formação para o exercício da cidadania e a preparação para o mundo do trabalho, configurando ser essencial como política pública, pois objetiva garantir o direito à educação e, em conjunto, o direito ao trabalho e renda.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos da Sedu, Mariane Luzia Folador Dominicini Berger, trouxe a experiência de como é feito o trabalho, implantado em 2019, a nível de Estado. “Estamos aqui com a equipe municipal para identificar as possibilidades que temos para a implantação da EJA profissional. Vejo como um passo importante esse alinhamento com o Ifes, já que é uma instituição de muita credibilidade perante a comunidade”, ressaltou.

Dentro do Plano Municipal de Educação de Nova Venécia – Meta 10, está previsto articular parceria com os governos Estadual e Federal para oferecer, no mínimo, 15% das matrículas de Educação de Jovem e Adultos nos ensinos fundamental e médio na forma integrada à educação profissional.

O projeto de implantação de um currículo integrado em uma proposta pedagógica de EJA integrada à educação profissional será na modalidade presencial.

A previsão da implantação da EJA profissional no município de Nova Venécia é para o segundo semestre desse ano. “Esse foi nosso primeiro encontro para alinhar as necessidades. Já deixamos agendados, com todos os envolvidos, um segundo momento para fecharmos a implantação dessa modalidade de ensino”, disse a secretária Municipal de Educação, Wanessa Zavarese Sechim.

Dentre as possibilidades de parceria com o IFES para qualificação agregada ao ensino básico estão: operador de computador, rotinas administrativas, agente cultural, assistente de secretaria, desenhista de construção civil, operador de processos de acabamento em mármore e granito, pedreiro de alvenaria.

Leia também

Santos de Barra de São Francisco goleia em primeiro jogo treino contra Barrense

Sob o comando do técnico Marcelo Gregório, os jogadores do Santos de Barra de São Francisco (foto), realizaram...

RESÍDUOS SÓLIDOS: RJ poderá contar com até R$ 100 milhões para obras de manejo

O Governo Federal autorizou o uso de debêntures incentivadas para o financiamento de obras de manejo de resíduos...

Secretaria de Transportes e Estrada constrói passador de gado em granito no córrego do Itá

A Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (Semte), construiu nesse sábado, 21, um passador de gado, em escória...

Corpo de idosa que sumiu após sair de missa é encontrado boiando em rio no Espírito Santo

Foi encontrado na tarde de sábado (21) em um rio em uma região de mata próximo ao limite...

1° Encontro do ‘Terço dos Homens’ reúne quase 400 participantes em Barra de São Francisco; confira as fotos

"Homem que reza, Fortalece sua família". Aconteceu na Paróquia de Barra de São Francisco, o 1º Encontro Paroquial do...

INDICADORES: preço do café arábica cai nesta quarta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (25) com queda de 0,88% no preço...

Polícia de Linhares prende advogado suspeito de tráfico de drogas e associação ao tráfico

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Linhares, durante...