Rede Cuidar suspende atendimentos

Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

O Consórcio Cim Norte/ES, responsável por administrar a Rede Cuidar Norte, com sede em Nova Venécia, comunicou, em nota, divulgada nesta terça-feira (07), que devido a situação da pandemia do coronavírus (Covid-19), decidiu, em Assembleia Geral realizada no último dia 1º, envolvendo prefeitos e secretários de saúde dos 14 municípios que integram o Consórcio, tomar medidas urgentes de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, necessárias para prevenção à infecção e propagação do novo coronavírus (Covid-19), buscando a proteção da coletividade e a garantia do pleno respeito a integridade e dignidade das pessoas, famílias e comunidades.

Desta forma, os municípios que integram o consórcio Cim Norte/ES, decidiram, por unanimidade, suspender as atividades da unidade e reduzir os contratos de trabalhos de profissionais contratados temporariamente, bem como a suspensão parcial de serviços dos fornecedores até 31 de julho.

De acordo com a nota, os usuários atendidos na unidade de Nova Venécia, são, na grande maioria, pessoas do grupo de risco (portadores de doenças crônicas e a maioria com idade acima de 60 anos), utilizam o transporte sanitário coletivo para acesso à unidade, podendo ser vetor de propagação do Covid-19 para toda a região Norte, além do tempo de permanência desses usuários e o grande quantitativo de pessoas em aglomeração no local, representando grande risco de contaminação diante dos casos confirmados na região.

Também contribuíram para que as decisões fossem tomadas as inúmeras faltas pelos usuários da Unidade Cuidar Norte a consultas e exames que já estavam agendados. Como as medidas de isolamento das pessoas do grupo de risco devem durar até, no mínimo, o mês de agosto, já que a curva do contágio se mostra menos elevada e, portanto, deverá ser mais alongada, evitando o risco de morte pelo colapso do sistema de saúde, atendendo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

As decisões também tiveram como amparo a Lei Federal nº 13.979 de 06/02/20, que dispõe sobre o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19) e a declaração de emergência em saúde pública no Estado do Espírito Santo decorrente do surto, visando evitar a expansão do contágio do coronavírus, conforme boletins da Sesa, a qual permanece recomendando o isolamento, em especial, das pessoas do grupo de risco, como medida de contenção do contágio.

O Consórcio CimNorte/ES informou, ainda, que vai continuar prestando assistência aos usuários e apoio às equipes de saúde dos municípios. Os atendimentos serão realizados somente através de consultas telefônicas, preferencialmente, aos usuários de alto e muito alto risco, por enfermeiros, para os encaminhamentos necessários junto às unidades de saúde, e médicos, através de clínicas e profissionais que serão credenciados para atender via telemedicina, de acordo com a portaria Nº 467 de 20 de março de 2020 do Ministério da Saúde.

A equipe de profissionais fará contato através de telefone, WhatsApp e e-mail, direto com usuários ou com profissional responsável pela unidade de saúde de referência.

“O trabalho a ser desempenhado pelos profissionais da unidade Cuidar Norte respeita as normas de segurança do plano de contingência nacional e estadual para infecção humana pelo novo coronavírus”, diz a nota.

O prazo da suspensão das atividades na unidade Cuidar Norte poderá ser revisto conforme a emergência da saúde pública e diante dos boletins de saúde emitidos pelo Estado e União em relação ao coronavírus (Covid-19).

Confira a nota de esclarecimento

Leia mais

A Gazeta aponta atuação de ‘Gabinete do Ódio’ contra Casagrande

Uma rede estruturada com servidores de gabinetes de deputados capixabas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo e na Câmara dos Deputados tem compartilhado mensagens...

Polícia Militar inaugura nova sede de Companhia de Trânsito em Jardim Camburi

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou a inauguração da nova sede da 2ª Companhia de...

Polícia prende suspeitos de tráfico de drogas em Barra de São Francisco

Na noite desta quinta-feira, 23 de julho de 2020, durante patrulhamento no bairro Campo Novo, militares da equipe de motopatrulha receberam uma denúncia anônima...

Nova Venécia chega a 21 casos confirmados de coronavírus

O município de Nova Venécia chegou a 21...

Leia também