Rede Abraço promove capacitação para equipe do novo CAAD em Linhares

Compartilhe

A Rede Abraço promoveu, ao longo desta semana, uma capacitação para assistentes sociais, psicólogos, médicos e técnicos administrativos que vão atuar no Centro de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD), em Linhares. A unidade do norte do Espírito Santo vai contar com uma equipe de 20 profissionais e está prevista para ser inaugurada no dia 29 deste mês. 

Segundo o gerente de Pesquisa, Estudos e Avaliações, Getúlio Sérgio Souza Pinto, o objetivo foi preparar os novos seguidores para que atuem em sinergia com os processos e protocolos operados pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas. “Os conteúdos abordados transitaram não somente por questões teóricas da área, mas também por elementos da prática diária”, explicou o gerente. 

Além de Linhares, Cachoeiro de Itapemirim também vai receber uma nova unidade do CAAD, em dezembro. “A Rede Abraço já realiza um importante papel de prevenção, tratamento e reinserção social para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no CAAD do Centro de Vitória. Nosso intuito com essas novas unidades, portanto, é ampliar esses serviços e facilitar o atendimento à população capixaba, principalmente aos moradores das regiões norte e sul do Espírito Santo”, afirmou o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes.

Rede Abraço

O Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, mais conhecido como Rede Abraço, é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo, que visa a promover o bem-estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas, além de familiares e comunidade em geral.

Coordenado pela SESD, vinculada à SEDH, o programa parte da premissa de que o uso de drogas é uma questão complexa, de determinação multifatorial e de grande relevância para a sociedade. Seu escopo de atuação prevê ações de execução direta e iniciativas de articulação intersetorial, de conscientização e participação da sociedade como um todo.

A organização do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas sustenta-se em quatro eixos basilares: prevenção, tratamento, reinserção social, além de estudos, pesquisas e avaliações. Cada eixo tem características específicas, mas é de fundamental importância que as ações sejam desenvolvidas de maneira integrada e, muitas vezes, transversais, para que um eixo complementa e fortaleça o outro.

Texto: Naiara Gomes

Leia também

Governo Federal realiza pagamento do Auxílio Brasil a 18,1 milhões de famílias nessa quarta-feira (18/05)

O Governo Federal realiza nessa quarta-feira (18/05) o pagamento da parcelade maio do Auxílio Brasil a 18,1 milhões...

Homem é preso após colocar fogo em viatura da PM em São Gabriel da Palha

A Polícia Militar montou uma operação na manhã deste sábado (14) para prender o homem que colocou fogo...

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste passarão por onda de frio com mínimas de 10°C

A partir do início desta semana, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, assim como o Sul do Brasil, passarão...

Governo Federal retoma a análise dos pedidos de isenção de IPI

Foi publicada nesta quinta-feira (12/05), a Instrução Normativa RFB nº 2.081/2022, regulamentando a aplicação das isenções de IPI...

Programa nacional de redução da criminalidade tem início em 20 municípios

Vinte municípios brasileiros serão contemplados com a implementação - ou melhoria - de observatórios municipais de segurança pública....

Bueiros construídos e ponte ecológica recuperada em Rio do Campo, Ponte Alta e Assentamento Três Corações

Funcionários da secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, construíram mais três bueiros...