Recorde: Conceição da Barra quer fazer maior moqueca capixaba do mundo

Compartilhe

A cidade de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, se preparar para bater o recorde de maior moqueca capixaba do mundo. A informação é de Rosi Bredofw, da TV Gazeta.

A ideia é preparar o prato com cerca de 600 quilos de peixe durante a festa em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores.

Utensílio indispensável para o preparo de pratos tradicionais da culinária capixaba, uma panela de barro com 1,4 metro de diâmetro já está pronta para cozinhar a maior moqueca.

A panela de barro gigante foi produzida em Vitória pelas paneleiras do bairro Goiabeiras, que são as guardiãs deste saber tradicional.

A panela de barro foi o primeiro patrimônio imaterial registrado no Livro de Registro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2002.

“As paneleiras de Goiabeiras sempre nos ajudam em todos os eventos que nós estamos presentes. Estamos no quarto evento da maior moqueca do mundo e elas têm nos dado uma grande força para a evolução desse festejo”, falou o secretário de Turismo de Conceição da Barra, Roberto Malacarne.

Além da mais de meia tonelada de peixe, a receita vai levar 200 kg de tomate, 120 kg de cebola, 15 kg de alho, 5 kg de colorau, 15 l de azeite, 50 kg de farinha de mandioca, 120 kg de arroz, 100 maços de coentro, 80 maços de cebolinha, 20kg de limão e sal.

A estrutura da festa está foi montada na Praça do Cais e as comemorações vão de quinta-feira (29) a domingo (3). A programação também vai acontecer perto do farol.

Os festejos em homenagem ao santo não aconteciam desde 2019. As comemorações movimentam a rede hoteleira da cidade.

“Já estou com 50% de ocupação e creio que, na hora, acaba de encher e é só alegria. Tinha que ter mais, pelo menos um santo por mês”, comemorou o empresário Ricardo Mafra, dono de uma pousada.

O preparo da maior moqueca capixaba do mundo está marcado para começar na manhã de sábado (2).

As porções serão vendidas a R$ 20. Os tíquetes podem ser comprados antecipadamente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, à qual o valor arrecadado com a venda da moqueca será revertido.

Na frente, panela de barro que prepara moqueca para quatro pessoas, atrás, panela de barro que vai cozinhar a maior moqueca do mundo

Na frente, panela de barro que prepara moqueca para quatro pessoas, atrás, panela de barro que vai cozinhar a maior moqueca do mundo

 

Leia também

Parceria garante calçamento rural no Córrego do Itá

O Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e de Rodovias – DER-ES, publicou nesta sexta-feira, dia...

Conheça os detalhes do Campeonato Capixaba Série B 2022

Depois Campeonato Capixaba e da Copa Espírito Santo, coube a Série B do Estadual encerrar a temporada 2022...

“Faltou sorte, mas está em aberto”, diz Toni Galego, após empate do Real Noroeste

  O Real Noroeste iniciou a disputa pela vaga para as quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D...

M&T Expo apresentará equipamentos e tecnologias com foco em ESG

Aindústria de mineração no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2022 com um faturamento de 113,2 bilhões, alcançando...

Programa Prefeitura em Ação leva saúde ao distrito de Itaperuna

O Programa Prefeitura em Ação na área de Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai levar...

Jaguaré anuncia calendário de vacinação antirrábica para cães e gatos

  É tempo de cuidar do seu melhor amigo! A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Coordenação de Vigilância...

ES: tiro de fuzil para mostrar poder de fogo a traficantes mata animal no quintal de uma casa

Uma égua morreu após ser atingida por um tiro de fuzil, em Cariacica, na Grande Vitória. De acordo...

Manato escolhe empresário do Comércio Exterior como candidato a vice

  O candidato ao Governo do Espírito Santo Carlos Manato (PL), segundo colocado nas pesquisas de opinião, vai concorrer...