Rebio Duas Bocas tem 115 espécies de aves registradas durante evento mundial de observação

Um total de 115 espécies de aves foram avistadas na Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas, em Cariacica, durante o Big Day, um evento mundial em que pessoas observam aves, realizado no último sábado (09). No Espírito Santo, a Rebio foi o local onde mais se observaram aves no Big Day. 

Ainda no ranking do Big Day de 9 de outubro, o Brasil é o 4º país com maior número de espécies observadas e o Espírito Santo, o 5º colocado entre os estados brasileiros.

O evento consiste em, no dia marcado, observar, catalogar e fotografar aves em algum local e depois registrar na plataforma eBird (https://ebird.org/brasil/home).  “Aqui em Duas Bocas, observamos aves das 5 horas até as 17 horas. Apesar da chuva, foram observadas 115 espécies. Certamente, se o tempo tivesse possibilitado, com certeza o número seria maior”, destacou o servidor da Rebio, Rafael Boni.

Qualquer pessoa pode participar em qualquer lugar do mundo. “Os observadores precisam visualizar ou até mesmo identificar as aves por meio de sons. O evento serve para divulgar a prática para observação de aves em nível mundial e inserir as pessoas nesse universo, e nas Unidades de Conservação, como a Rebio, onde estão as áreas mais preservadas, se consegue encontrar um grande número de aves”, reforçou Rafael Boni.

Além disso, o Big Day contribui com a ciência, gerando dados importantes que ajudam a conhecer mais sobre as aves e sua importância no dia a dia. “Participar desse evento internacional foi muito importante, pois possibilita inserir a Rebio no rol da ciência cidadã”, disse o gestor da UC, Fabiano Novelli. 

Sobre a ciência cidadã, Rafael Boni completa: “são várias pessoas em campo, algumas sem ligação direta com o meio acadêmico, mas que estão registrando as aves avistadas, até mesmo registrando espécies novas ou que há muito tempo não eram registradas. Isso é muito importante e ajuda nas pesquisas e na ciência.”