Trabalhadores e máquinas da prefeitura de Barra de São Francisco, através da secretaria de Transportes e Estradas, está avançando com a reabertura da estrada da Secadeira ao distrito de Vila Monte Sinai (Vermelha). A reaberta da estrada está nas proximidades do antigo campo de futebol da Jabuticaba, bem próximo do distrito de Monte Sinai. Uma equipe segue bem a frente fazendo a remoção das cercas existentes e construindo novas nos locais determinados de acordo com o projeto de reabertura da estrada.
A empresa contratada pela prefeitura de Barra de São Francisco, a Globo Solo Tecnologia Sustentáveis, também continua com a aplicação do APIS (Aditivo Permutador Iônico do Sol), no trecho da estrada da Secadeira ao distrito de Vila Monte Sinai (Vermelha). Lembrando que este trabalho começou na entrada da Secadeira.
Motoristas e ciclistas que passam pela referida estrada tem elogiado a iniciativa do prefeito Enivaldo dos Anjos, pois segundo eles, a estrada está ficando um tapete, top de linha com redução da poeira, sem contar que a estrada ficou mais larga. De acordo com o prefeito Enivaldo dos Anjos, assim que o serviço for concluído, o trecho trará mais segurança para todos, inclusive já está trazendo antes mesmo do serviço ser entregue.
A aplicação do produto aditivo permutador iônico de solo – APIS, tem como objetivo a prestação de serviços de recuperação de estradas vicinais/rurais não pavimentadas. O objetivo do APIS é aprimorar a capacidade do solo através de benefícios em diversos parâmetros. O APIS, de acordo com o proprietário da empresa, consegue reduzir em até 70% da poeira nas estradas e garante condições de trafegabilidade mesmo em períodos chuvosos.
Resistência à erosão; aumento da capacidade de carga; estabilização de sub-base e base; produtos eco sustentável; redução de manutenção. A referida empresa segue também com a execução de drenagem com manilhas 0,60 e 080, com caixas coletoras na estrada que liga Secadeira ao distrito de Vila Monte Sinai (Vermelha). A obra visa tirar o acumulo de água empossada nas estradas.
O prefeito Enivaldo dos Anjos disse que a recuperação do referido trecho é um sonho antigo da população daquela região que utiliza a estrada dia a dia, principalmente para a escoação de toda produção agrícola. Ao todo são mais de 14 km de estradas vicinais, na zona rural do município. O objetivo é proporcionar melhor trafegabilidade dos moradores e de toda produção agrícola. Em breve a estrada reaberta chegará ao distrito de Vila Monte Sinai.