Rádios MEC e Nacional abrem celebrações do centenário do rádio

Compartilhe

Para iniciar as comemorações em homenagem aos 100 anos do início das transmissões de rádio no país, a Rádio MEC e a Rádio Nacional, emissoras públicas geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), organizam um painel para debater o tema no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, amanhã (31), às 18h.

O evento 100 dias para o Centenário do Rádio no Brasil traz um bate-papo a respeito da história e uma projeção sobre as perspectivas para o futuro do veículo. A mesa vai contar com representantes de rádios públicas, do mercado de estações comerciais e de emissoras comunitárias, além de um podcaster.

A plateia também poderá participar fazendo perguntas e interagindo com os debatedores. O evento será transmitido em tempo real pelas redes sociais. Os interessados podem acompanhar o encontro pelo YouTube, Facebook e Twitter da Rádio MEC e da Rádio Nacional.

Durante o encontro com especialistas no assunto, serão lançados o spot da campanha 100 anos do rádio no Brasil, que envolve emissoras públicas e comerciais, e o primeiro interprograma da série de 100 produções diárias de curta duração para a data celebrada em 7 de setembro.

Outra novidade é o lançamento da playlist do Spotify “Rádio 1950”. A seleção reúne o repertório musical que tocava na programação das estações entre os anos de 1950 e 1959.

Campanha em rede com diversas emissoras

As ações conjuntas para promover as festividades pelos 100 anos das transmissões de rádio no Brasil mobilizam diversas emissoras e organizações do meio. O spot comemorativo para começar a festejar a efeméride conta com várias vozes conhecidas do rádio.

A produção envolveu profissionais de rádios públicas e comerciais. Além da MEC e da Nacional, o spot conta com a participação de radialistas da Rádio Cidade, Paradiso FM, Antena 1, Transamérica, Band News FM e JB FM, emissoras em que o conteúdo de 30 segundos também será levado ao ar. A iniciativa tem o apoio da Associação de Rádios do Estado do Rio de Janeiro.

#VemOuvir

Com cinco minutos de duração, os interprogramas diários sobre o centenário do rádio no país mesclam entrevistas e pesquisas de acervo para abordar diversos aspectos históricos relacionados ao veículo. A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes.

A produção original vai ao ar na Rádio MEC todos os dias em três horários. O conteúdo também será transmitido por emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) como a Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte, e a FM Cultura, em Porto Alegre. Os programetes também serão distribuídos pela Radioagência Nacional e ficarão disponíveis para as emissoras que quiserem utilizá-los.

A locução dos interprogramas é da jornalista Claudia Bojunga, profissional da EBC e bisneta de Edgard Roquette-Pinto, pai da radiodifusão no país. As primeiras edições remetem ao início das transmissões de rádio no país.

Os programetes recordam a importância das experiências pioneiras do Padre Landell de Moura e da Rádio Clube de Pernambuco. Os primeiros conteúdos também destacam a Semana de Arte Moderna de 1922 e a Semana da Independência, no mesmo ano. A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro também é lembrada.

Produções especiais em outros veículos da EBC

O centenário do rádio no país também será celebrado com ações multiplataforma em outros veículos públicos da EBC. A Agência Brasil vai publicar dez matérias especiais temáticas enquanto a Radioagência Nacional vai fazer 100 posts com os interprogramas em seu site.

Rádios MEC e Nacional abrem celebrações do centenário do rádio

Leia também

Curral Intermunicipal de Leilões no Polo Industrial está em fase de conclusão

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos anunciou, logo no início do seu mandato a...

PL usa leis ‘femininas’ sancionadas por Bolsonaro para combater rejeição

JULIANA BRAGA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou 69 projetos de lei ligados à...

Suspeita de interferência de Bolsonaro na PF leva caso Milton Ribeiro ao STF

FABIO SERAPIÃO E JOSÉ MARQUES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após suspeitas de interferência do presidente Jair Bolsonaro (PL)...

‘Nunca desmereci ninguém’, diz Paulo André em nova polêmica com Arthur Aguiar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O atleta e ex-BBB Paulo André se vê envolvido em uma polêmica com...

Vai à capital? navios da Marinha serão abertos para visitação pública

O Porto de Vitória terá visitação pública e gratuita a navios da Marinha no sábado (2) e no...

‘Voava em céu de brigadeiro, mas agora preciso manter audiência’, diz Ana Maria Braga

LEONARDO VOLPATO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No ar há mais de 20 anos nas manhãs da Globo,...

Espírito Santo ganha primeiro avião-suíte; confira as fotos

  Aeronave será instalada em Divino de São Lourenço, sudoeste do estado, como atração principal de um condomínio residencial...

Imprensa de luto: morre o jornalista ecoporanguense Antônio Carlos da Silva, aos 53 anos

Faleceu na tarde desta terça-feira (28), em Boa Esperança, o jornalista Antônio Carlos da Silva, aos 53 anos,...