Rádio São Francisco AM: A concretização de um sonho que ainda vive na memória dos francisquenses

Compartilhe

Elvecio Andrade em apresentação do programa no bairro Colina

Se ainda estivesse no ar, a Rádio São Francisco AM estaria completando hoje 38 anos de existência. Concretização de um sonho do então radialista Enivaldo dos Anjos, que fazia um programa radiofônico em Mantena, Minas Gerais, pela Rádio 13 de Junho, a Rádio São Francisco AM marcou época na comunicação. A emissora era um orgulho para Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, pois foi a primeira emissora de rádio a se instalar na cidade.

Por ela passaram inúmeros profissionais de comunicação, muitos já falecidos, que fizeram sucesso e contribuíram para o engrandecimento da emissora na região. Dentre os tantos programas que faziam parte da grade de programação da Rádio São Francisco AM, destacaram-se o Programa Enivaldo dos Anjos, que era apresentado pelo radialista Luiz Carlos Gava, e o Programa Ronda Policial, apresentado diariamente pelo jornalista, escritor e radialista Elvécio Andrade.

O referido programa além de divulgar notícias importantes, fazia campanha para arrecadar alimentos e roupas para distribuir entre as pessoas carentes dos bairros aos sábados, quando o programa era apresentado ao vivo, fora da emissora. Além disso o programa fazia também a famosa campanha de Natal.

Um dos recordes da São Francisco AM, que era líder de audiência na cidade, foi a realização de um show de prêmios no Programa Ronda Policial no final da década de 90. Foram tantos os participantes, que o programa teve que ser do lado de fora da emissora, na Avenida Prefeito Manoel Vilá, que foi interrompida.

Foram sorteadas mais de 300 bicicletas para adultos e crianças, além de outros prêmios importantes, como rádios a pilha, TVs, liquidificadores, videocassetes, secadores de cabelo etc, cuja arrecadação ficou a cargo do Robertinho Papai Noel.

O trecho da avenida em frente à antiga Farmácia Nacional ficou lotado. Com a edição pela então presidente Dilma Rousseff de um decreto que permitia às emissoras de rádio que operavam na faixa AM migrarem para a faixa FM, a Rádio São Francisco AM deixou de existir, se transformando na atual Rádio Clube 103 FM. Mas a emissora permanece viva na memória do francisquense.

Texto: Elvécio Andrade

Leia também

Extensão de rede de energia elétrica e posteamento na Vila Santa Isabel

A prefeitura de Barra de São Francisco, através da secretaria de Serviços Públicos, executou nesta quinta-feira (30), com...

Alunos e professores da escola Dórico Cipriano visitam obras da nova Praça de Lazer na Vila Landinha

Alunos da escola da rede municipal de ensino Dórico Cipriano, em companhia de professores, estiveram realizando uma visita...

Assaltante com faca rende jovens no Espírito Santo e leva ‘gravata’ de vítima que é lutadora jiu-jítsu

    Assalto em Vila Velha — Foto: Reprodução Gazeta do Meio dia Leonardo Leonel Araújo, de 32 anos, tentou assaltar...

Segundo dia da III ExpoNoroeste foi sucesso em Barra de São Francisco

O segundo dia da III ExpoNoroeste Agronegócios, Artes e Economia Solidária, neste sábado (02), bombou mais uma vez...

ANM lança Tomada de Subsídios para base de cálculo

A Agência Nacional de Mineração (ANM) lançou a Tomada de Subsídios n° 3/2023 com o objetivo de escutar os cidadãos...

Vale-gás é aprovado: saiba quem pode receber e o valor que será pago

  Foi aprovado na tarde desta terça-feira (5), em sessão na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o pagamento do...

Nova Venécia FC estreia dia 21 de janeiro no Capixabão 2024, contra o Rio Branco de Venda Nova do Imigrante

O Capixabão 2024 está chegando e agora os torcedores podem se programar para assistir aos jogos. Na tarde...