Racha no grupo de Enivaldo? Entenda o que está acontecendo nos bastidores da política em Barra de São Francisco

A quinta-feira (24) foi de muita especulação no meio politico em Barra de São Francisco. Isso tudo devido a um texto que circulou no Whatsapp.

De acordo com várias pessoas próximas ao prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), ele enviou um texto, que falava sobre a insatisfação com o “lançamento” da candidatura do vice-prefeito e  atual Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Lacerda (Republicanos) para deputado estadual.

Tudo começou com a publicação de uma nota aqui no SiteBarra, que citava o nome de Gustavo e do empresário Maurício Toledo como possíveis candidatos a deputado estadual e deputado federal, respectivamente. A repercussão foi grande e acabou gerando outras especulações, o que não teria agradado Enivaldo.

De acordo com o texto enviado a lideranças políticas, Enivaldo lamentou o lançamento da candidatura de Gustavo. O vice-prefeito, no entanto, nega que tenha se lançado candidato.

Nenhum administrador pode ter sua administração boicoitada, bem no início, por um companheiro”, diz o texto atribuído ao prefeito.

Durante a semana, Enivaldo já tinha declarado que vai convidar candidatos tanto a estadual como federal, a se ingressarem no PSD para receber apoio do seu grupo político. Também destacou a candidatura de seu sobrinho Mazinho, como o SiteBarra também já havia antecipado aqui.  “Nós temos mais de 32 mil votos, e cabe aí vários candidatos a deputados estadual. O partido precisa de candidatos. Como deputado estadual nós já contamos com meu sobrinho, Mazinho dos Anjos, que será meu voto pessoal de família, mas nada impede que tenhamos mais candidatos e todos terão o mesmo tratamento. Só não apoio candidato fora do 55(PSD)”, garantiu o prefeito.

Segundo o texto, Gustavo teria feito movimentações no sentido de buscar espaço para uma candidatura, visitando lideranças em cidades vizinhas.

A precipitação política feita pelo vice pode dar vários prejuízos ao município, isto foi uma infantilidade política irrecuperável. Na política é preciso ter espírito público e maldade nas ações, estamos buscando recursos e equipamentos para Barra de São Francisco e um comportamento deste só vem a prejudicar“, disse o prefeito no texto.

Logo após o texto circular, várias pessoas passaram a questionar como estava a situação, pois como todos se recordam, Enivaldo e Gustavo sempre tiveram uma boa relação, inclusive antes da eleição, pois essa amizade acabou levando a construção da chapa vitoriosa. No próprio texto, o prefeito confirma isso. “Gosto muito do Gustavo, mas ele cometeu um grave erro político”, disse ele.

Para Enivaldo, de acordo com o texto que circulou, foi egoísmo a candidatura lançada por Gustavo. Para Gustavo, não houve lançamento e aponta que a nota foi meramente especulativa, pois falava apenas das possibilidades.

No texto, Enivaldo também solicitou que Gustavo deixasse o cargo de Secretário Municipal, para, segundo ele, possa ter uma administração isenta. “Preciso da secretaria desocupada para uma administração isenta“, afirmou.

Gustavo ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto e disse que só irá comentar o caso na terça-feira (29), mas negou novamente que tenha se lançado candidato. “Eu não me lancei candidato principalmente porque ainda não é o momento e não podemos fazer propaganda extemporânea, principalmente porque a legislação eleitoral é clara: a aferição da propaganda eleitoral antecipada deve ser realizada a partir de dados e elementos objetivamente considerados, e não conforme a intenção oculta de quem a promoveu”, justificou ele em conversa com o jornalista Carlos Madureira.

Como Gustavo ainda não pediu exoneração, ele continua no cargo como Secretário Municipal de Saúde. Caso não peça, ao que tudo indica, deve ser exonerado pelo prefeito nos próximos dias.

O SiteBarra apurou que várias lideranças políticas entraram em cena e estão tentando apaziguar a situação, mantendo o grupo unido. Por outro lado, alguns dizem que não tem volta.

Veja aqui o pronunciamento de Gustavo Lacerda feito no dia 29

Veja também

Oposição monta tropa de choque, mas Gustavo e Toledo despontam como favoritos para deputado estadual e federal

Enivaldo pavimenta caminho para eleger sobrinho deputado estadual

 


Leia mais

Leia também