Queda na arrecadação do Fundeb vai acarretar em retardamento de uma semana no salário dos servidores da Educação

A drástica queda na arrecadação de impostos no município de Nova Venécia está acarretando em uma série de agravantes. A Administração Municipal agora se vê em um momento delicado junto ao funcionalismo.

A receita do Fundeb caiu aproximadamente R$ 2.466.000,00, desde o início de janeiro a 25 de junho, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em virtude da queda na arrecadação de impostos pelo Governo Federal e Estadual, o município se vê obrigado a retardar o salário dos servidores da Educação em cerca de uma semana, período previsto para gerar receita suficiente, de acordo com a Secretaria Municipal de Finanças. O pagamento está previsto para ser efetivado na primeira semana de julho.

Esta é a primeira vez, em quase oito anos de gestão, que a atual Administração Municipal se depara com uma situação assim. “Sempre priorizamos o pagamento em dia dos nossos servidores, mas por causa da crise causada por esta pandemia nos encontramos em uma situação muito delicada, em relação à geração de receita. Esperamos que seja momentâneo e que essa situação seja mudada o mais breve possível. Sabemos que estamos lidando com chefes de família e isso nos deixa muito sentido. Obviamente a última coisa que queremos é sacrificar nossos profissionais”, diz o prefeito Lubiana Barrigueira.

O recurso para pagamento dos servidores da Secretaria Municipal de Educação é proveniente exclusivamente do Fundeb e transferência municipal. O município já cortou gastos de onde foi possível, mas mesmo assim a Administração se vê na iminência de tomar outras medidas ainda mais severas em um futuro breve.

Leia mais

Leia também