Quase 90% do atendimento para Outorga d’água na Agerh está sendo feito pela internet

Compartilhe

Uma inovação no atendimento ao público contribui, desde o último dia 9 de março, para a redução da circulação de pessoas na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), medida recomendada pelas autoridades do mundo todo para conter a disseminação do novo coronavírus. 

O Requerimento Online de Outorga para Irrigantes, lançado neste Mês da Água, evita que quase 90% do público atendido pela Agerh saia de casa para requerer a Outorga para uso de recursos hídricos na irrigação. O sistema substitui os requerimentos e formulários de papel, que antes eram entregues pessoalmente na sede da autarquia, em Vitória, por um cadastro pela internet. 

Com isso, há redução de viagens do interior do Espírito Santo para a capital e da manipulação de papel. 

Além da inovação na abertura de processos de Outorga, neste período de recomendação ao distanciamento social, a Agerh vai procurar encaminhar os demais atendimentos para resolução via telefone ou e-mail, quando possível. Eventos foram suspensos e a rotina de trabalho dos servidores já está sendo alterada, de acordo com os decretos publicados pelo governador do Estado, Renato Casagrande, para contenção ao Covid-19. 

Idosos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas já estão em casa, em esquema de trabalho remoto. Servidores que apresentam quadros gripais estão sendo orientadas a se ausentar de suas funções e praticar o isolamento durante 14 dias. Estagiários estão sendo dispensados para férias e pessoas com mais de duas férias vencidas irão gozá-las a partir da próxima segunda-feira (23).

Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos

A Outorga é o ato administrativo mediante o qual a Agerh autoriza o direito de uso da água superficial e subterrânea, por prazo determinado, nos termos e condições expressas no respectivo documento. A outorga permite o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, possibilitando uma distribuição mais justa e equilibrada do recurso.

Para solicitar a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos, o usuário deve requerer o documento por meio do preenchimento de formulários técnicos que descrevem o modo como a água é utilizada. Em seguida, um processo é aberto e o pedido é analisado. Hoje, esse trâmite é 100% digital para agricultores que utilizam a água para irrigação, perfil de quase 90% do público atendido pela Agerh. 

Leia também

Redução de carga tributária pode contribuir para melhoria do momento da indústria, diz especialista

A recente redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), por meio do Decreto nº 11.158, diminuiu em 35%...

Campeonato Capixaba: “Feliz de voltar a ter o título de maior artilheiro em atividade do mundo”, afirma Túlio Maravilha

Aposentado há três anos, o atacante Túlio Maravilha foi apresentado oficialmente, nesta quinta-feira, como novo reforço do Sport-ES....

Vila Pavão prepara nova área para realização da 23ª Pomitafro

  Contagem regressiva em Vila Pavão. Falta pouco mais de uma semana para o município realizar seu maior evento...

Cão que permanecia na Capela aguardando tutora falecida é adotado

  O cachorro que passou mais de 90 dias à espera de sua tutora, que havia falecido, foi adotado....

ANM lança Painéis Interativos do Setor Mineral

A Agência Nacional de Mineração (ANM) promove, no próximo dia 17 de agosto, às 16h, em formato remoto,...

Produtores de Barra de São Francisco atendidos com transporte produzem quase 800 kg de verduras e legumes

A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), publicou no final da semana passada, um balanço das ações no mês...

Assinatura de Ordens de Serviços para construção de dois Campos Bons de Bola e entrega de uma Van será nesta sexta feira (12) em...

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos estará no distrito de Vila Paulista, nesta sexta...

INDICADORES: boi gordo fica mais caro nesta quarta-feira (17)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (17) com alta de 0,22% e o produto...