Covid: quase 50 presos contaminados no CDP de São Domingos do Norte; agentes penitenciários ainda não foram vacinados

Agentes penitenciários que trabalham no Centro de Detenção Provisória (CDP), em São Domingos do Norte, vivem dias de tensão devido o aumento no número de detentos que testaram positivo para o Covid-19. A informação é do Portal Momento, de São Gabriel da Palha.

Os agentes têm contato diariamente com os detentos e estão expostos ao vírus, pois ainda não foram vacinados e não estão incluídos na lista dos profissionais de segurança pública que tomaram a vacina. Apenas policiais civis, militares, rodoviários, federais e guardas municipais foram vacinados até agora.

“Estamos diariamente em contato com os detentos, estamos expostos ao vírus e também colocamos em risco nossa família, estamos tomando todos os cuidados conforme os protocolos, mas o ideal é sermos vacinados, aliás nós do sistema prisional fazemos parte da segurança pública e reivindicamos a inclusão da categoria na lista de prioritários”, comentou um dos agentes penitenciários.

O CDP de São Domingos do Norte recebe presos provisórios de várias cidades da região noroeste, inclusive Barra de São Francisco, que tem registrado o maior número de pessoas contaminadas pelo covid-19.

De acordo com informações obtidas pelo Portal Momento e confirmadas pela direção da unidade, 46 presos detentos testaram positivos e estão em isolamento, as visitas foram suspensas e os detentos estão em quarentena de 14 dias sem banho de sol.

A direção do CDP de São Domingos do Norte informou também que os detentos que foram testados positivos estão bem e sendo acompanhados pela equipe de saúde diariamente, a maioria deles estão assintomáticos e nenhum necessitou de internação.

 

Leia mais

Leia também