Qualificar ES vai ofertar cursos de formação avançada

Compartilhe

O programa Qualificar ES vai ganhar uma nova linha de atuação, dedicada à formação avançada, por meio da oferta de cursos e trilhas de aprendizado com reconhecimento e certificação internacional. As capacitações serão realizadas por meio da plataforma Coursera for Enterprise. A contratação da plataforma foi efetivada nesta semana pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). São quatro mil licenças de 24 meses cada, o que possibilitará a formação de cerca de 20 mil capixabas.

O “Qualificar ES – Formação Avançada” passa a integrar o eixo II do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES. Os cursos presenciais, semipresenciais e on-line do Programa Qualificar ES também serão mantidos nos mesmos moldes já ofertados atualmente.

“Essa é uma ótima notícia para a área de formação profissional. Fizemos um contrato com a maior plataforma do mundo em cursos online dentro do Programa QualificarES. Diversos cursos serão ofertados para os capixabas, através de diversas instituições reconhecidas no Brasil e no mundo. É mais uma oportunidade de formação para o capixaba. O QualificarES é um sucesso”, comentou o governador do Estado, Renato Casagrande.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, lembra que o programa já beneficiou mais de 340 mil capixabas. “Com esta nova etapa, o programa alcança um novo patamar, passando a disponibilizar materiais de nível de excelência internacional para os cidadãos do nosso Estado. A plataforma Coursera já é utilizada por dezenas de agências governamentais por todo o mundo, afinal, contempla cursos e projetos guiados de universidades e empresas de altíssima credibilidade espalhadas pelo mundo. Os cursos têm total sinergia com o conceito da nossa Universidade estadual, de ampliar o acesso dos capixabas à qualificação especialmente nas áreas de inovação e tecnologia”, destacou.

A plataforma Coursera contém um catálogo crescente de mais de nove mil cursos e projetos guiados de universidades de excelência de todo o mundo, como USP, Unicamp, Princeton, Universidades de Tóquio, Nova York, Stanford, além de empresas como IBM, Google, Intel, Linux e outras.

O programa contempla MOOCS (do inglês, Massive Open Online Courses), trilhas de aprendizado e outros cursos. Os MOOCs são cursos on-line, gratuitos e de livre acesso, considerados como de “autoestudo”. Entre as trilhas de aprendizado a serem ofertadas, estão: Inteligência de Negócio, Análise de Dados, Ciência de Dados, Formação Continuada de Professores e Governo Digital. As formações possuem certificação internacional.

Além dos cursos e trilhas, a plataforma contempla mais de 2 mil projetos guiados para aprendizado prático de software em automação de escritórios, dados e outros. As formações serão destinadas a cidadãos em geral, parceiros do Sistema UniversidadES, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino e servidores do Estado. As licenças adquiridas ficarão sob gestão da Sectides, por meio do Sistema UniversidadES, da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e da Secretaria da Educação (Sedu), responsáveis pela seleção dos cursistas, que será realizada mediante regulamento específico a ser definido.

Os cursistas selecionados precisarão ainda cumprir requisitos de frequência de acesso e aproveitamento necessário para aprovação para manterem o acesso à licença durante o tempo previsto. Caso contrário, serão substituídos por outros cursistas.

Leia também

PL oficializa filiação e pré-candidatura de Carlos Manato ao governo do Espírito Santo

  Carlos Manato se filiou ao PL e é pré-candidato ao governo do ES — Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil O...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta quarta-feira (10)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (10) com alta de 0,40% e o produto...

Vendaval no ES: alerta de ventos de até 100 km/h para 15 cidades

Os moradores de algumas cidades capixabas, até mesmo na Grande Vitória, já perceberam que os ventos estão mais...

Servidores participam de curso para gestão de fiscalização de contratos

O professor e advogado Alessandro Simões Machado, pós-graduado em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil e especialista em...

Carreata “Esquenta Pomitafro” agita a cidade

Vila Pavão já está em clima de Pomitafro. A carreata do “Esquenta Pomitafro”, realizada na manhã desta sexta-feira...

Seag e DER/ES liberam fornecimento de 6,6 mil m² de material para calçamento no córrego do Itá

O Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES) e da Secretaria Estadual de...

Técnicas da Secretaria de Educação participam de Encontro Estadual do Livro Didático

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), foi representada por seus técnicos...

Caminhão tomba na obra do asfalto entre Santo Agostinho e Córrego Azul em Água Doce do Norte.

  Um acidente assustou quem passava pela estrada que liga os distritos de Santo Agostinho e Santa Luzia do...