Qualidade de água consumida por moradores está sendo questionada em Água Doce do Norte

Wesley Pablo

O aguadocense Wesley Pablo, morador do distrito de Vila Nelita, interior de Água Doce do Norte, utilizou seu perfil do facebook para questionar a qualidade da água que chega até as casas dos moradores.

De acordo com Wesley, o filtro utilizado para manter a qualidade da água deveria durar 6 meses até uma nova troca, no entanto devido a quantidade de sujeira armazenada na caixa, o equipamento tem durado uma média de 15 dias apenas.

O morador não economizou nas palavras, e ainda disse que Vila Nelita tem sido abandonada pelas autoridades, e ainda concluiu dizendo, que de acordo com alguns relatos, até animais mortos já foram encontrados na caixa de água responsável por abastecer o distrito.

A publicação gerou alguns comentários, e o morador Edgar Patrício disse que ele também não concorda com a qualidade da água distribuída em Vila Nelita, porém ele entende que os grandes culpados por isso, são os próprios moradores, que não aceitam a prestação de serviços da CESAN, que inclusive já manifestou interesse em cuidar do tratamento da água do distrito, porém a população local não admite ter cobranças na distribuição de uma água de qualidade.

Já a moradora Veranice Xavier, salientou que a água realmente está horrível, que precisa limpar o filtro da máquina constantemente, porque entope tudo por conta da sujeira.

Importante lembrar que alguns distritos de Água Doce do Norte não possuem o serviço de tratamento de Água por parte da CESAN, entre eles, Vila Nelita, Bom Destino, Santa Luzia do Azul e Cafelândia.

Nestes locais citados acima, o fornecimento de água tratada é feito através do PRÓ-RURAL, que é um programa de saneamento rural criado na CESAN desde o ano de 1991, que tem o objetivo de implantar sistemas de saneamento básico em comunidades onde a CESAN tem a concessão, porém não há viabilidade econômica de manutenção pela companhia.

O acompanhamento do tratamento da água destes distritos onde o sistema PRÓ-RURAL foi implantado, é feito pela prefeitura municipal de Água Doce do Norte, através da Secretaria de Obras.

O secretário de obras, Daniel Cazeca, disse que os materiais utilizados no local, foram buscados recentemente em Vitória, e ele pôde acompanhar de perto a manutenção dos equipamentos, mas sobre este filtro, ele confessou que não sabe em qual parte do sistema ele é utilizado.

Ele disse que se juntará ao funcionário da prefeitura responsável pelo setor, e irá pessoalmente ver a situação de perto para que medidas necessárias sejam tomadas para que a população não fique prejudicada.

Confira as imagens do filtro responsável pelo tratamento da água que foram publicadas por Wesley Pablo.

 

Leia mais

ONG: Espírito Santo ocupa 1ª posição em índice de transparência de dados do Coronavírus

Estado chegou ao primeiro ao passar a divulgar boletim diário com o número de leitos ocupados e a apresentar dados sobre a ocorrência de...

Cursos de graduação 100% online na Unopar: Um modelo de educação que só cresce

» Os sócios do grupo Axioma, Professor Lourenção e Alexsandra Calegari Lavanhole, fizeram parceria com a...

Família comunica que avó e neta testaram positivo para o novo coronavírus em Água Doce do Norte

O pesadelo da família Valardão, infelizmente ainda continua dia após dia, pois mesmo depois do senhor José Antônio Valardão de 61 anos testar positivo,...

Estado recebe mais 59 respiradores pulmonares nessa quarta-feira (22)

O Governo do Estado recebeu, nessa quarta-feira (22), 59 novos respiradores pulmonares que auxiliarão no reforço...

Leia também

INDICADORES: Café sofre elevação no preço nesta sexta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (25) com alta de 0,34% no preço e é vendida a R$ 536,31...

Nova Lei do Gás tende a baratear custos de produção para a indústria capixaba

Na vanguarda da modernização do mercado de gás natural, o Espírito Santo pode se beneficiar ainda mais com aprovação da Nova Lei do Gás...

Trabalhador morre após ser atingido por pedras de granito no Norte do Espírito Santo

Um trabalhador morreu atingido por uma pedra granito, na manhã desta quarta-feira (24), em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O corpo foi encaminhado...

TSE determina volta de prefeito de Conceição da Barra ao cargo

O Ministro Alexandre de Moraes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite desta quarta-feira (23), o retorno do prefeito Francisco Vervloet (PSDB), de...