Qualidade de água consumida por moradores está sendo questionada em Água Doce do Norte

Wesley Pablo

O aguadocense Wesley Pablo, morador do distrito de Vila Nelita, interior de Água Doce do Norte, utilizou seu perfil do facebook para questionar a qualidade da água que chega até as casas dos moradores.

De acordo com Wesley, o filtro utilizado para manter a qualidade da água deveria durar 6 meses até uma nova troca, no entanto devido a quantidade de sujeira armazenada na caixa, o equipamento tem durado uma média de 15 dias apenas.

O morador não economizou nas palavras, e ainda disse que Vila Nelita tem sido abandonada pelas autoridades, e ainda concluiu dizendo, que de acordo com alguns relatos, até animais mortos já foram encontrados na caixa de água responsável por abastecer o distrito.

A publicação gerou alguns comentários, e o morador Edgar Patrício disse que ele também não concorda com a qualidade da água distribuída em Vila Nelita, porém ele entende que os grandes culpados por isso, são os próprios moradores, que não aceitam a prestação de serviços da CESAN, que inclusive já manifestou interesse em cuidar do tratamento da água do distrito, porém a população local não admite ter cobranças na distribuição de uma água de qualidade.

Já a moradora Veranice Xavier, salientou que a água realmente está horrível, que precisa limpar o filtro da máquina constantemente, porque entope tudo por conta da sujeira.

Importante lembrar que alguns distritos de Água Doce do Norte não possuem o serviço de tratamento de Água por parte da CESAN, entre eles, Vila Nelita, Bom Destino, Santa Luzia do Azul e Cafelândia.

Nestes locais citados acima, o fornecimento de água tratada é feito através do PRÓ-RURAL, que é um programa de saneamento rural criado na CESAN desde o ano de 1991, que tem o objetivo de implantar sistemas de saneamento básico em comunidades onde a CESAN tem a concessão, porém não há viabilidade econômica de manutenção pela companhia.

O acompanhamento do tratamento da água destes distritos onde o sistema PRÓ-RURAL foi implantado, é feito pela prefeitura municipal de Água Doce do Norte, através da Secretaria de Obras.

O secretário de obras, Daniel Cazeca, disse que os materiais utilizados no local, foram buscados recentemente em Vitória, e ele pôde acompanhar de perto a manutenção dos equipamentos, mas sobre este filtro, ele confessou que não sabe em qual parte do sistema ele é utilizado.

Ele disse que se juntará ao funcionário da prefeitura responsável pelo setor, e irá pessoalmente ver a situação de perto para que medidas necessárias sejam tomadas para que a população não fique prejudicada.

Confira as imagens do filtro responsável pelo tratamento da água que foram publicadas por Wesley Pablo.

 

Leia mais

Presidente do TSE refuta prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores

Barroso não apoia voto facultativo em razão da pandemia, mas fala em anistia de multas No debate no Senado sobre o adiamento das eleições municipais,...

MEC autoriza suspensão de aulas presenciais em cursos técnicos de ensino médio

Suspensão é por 60 dias mas pode ser prorrogada. – Foto: Arquivo/Agência...

Decon e Procon-ES apreendem materiais clandestinos e vendidos por preços abusivos na Serra

Uma nova operação conjunta entre a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES)...

Declarações de rendimentos dos aposentados e pensionistas do IPAJM estão disponíveis na internet

Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) podem acessar a declaração de rendimentos...

Leia também

Assessoria de Casagrande diz que responsável por postar vídeo de festa já foi identificado

Video, que, segundo o governo, é de 2017, foi publicado nas redes sociais como se fosse atual. No Twitter, Casagrande disse que responsáveis serão...

Espírito Santo chega a 1.803 mortes e 53.393 casos confirmados de Covid-19

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (4), o aumento é de 22 mortes e 569 novos casos da doença. Até o momento,...

Meteorologistas alertam para risco de novo ciclone no Sul

Há possibilidade de um novo ciclone no sul...

Homem com mandado de prisão em aberto é preso em Ecoporanga

Na última sexta-feira (03.07), os militares de Ecoporanga receberam a informação de que um cidadão estaria com mandado de prisão em aberto e que...