QAnon torna-se global: movimento conspiratório pró-Trump surge na França

Compartilhe


QAnon é uma das principais teorias de conspiração de extrema direita da América, de que o mundo é governado por um grupo de pedófilos e adoradores de Satanás enquanto operam uma rede mundial de tráfico sexual infantil.

Nascido das mãos de um misterioso internauta identificado como Q em 2017, a mudança foi em grande parte um fenômeno americano. Ele ganhou muitos seguidores em todo o país norte-americano durante as campanhas presidencial e parlamentar de 2020. QAnon atingiu o auge da notoriedade quando seus seguidores, que acreditavam que um complô secreto com o objetivo de derrubar Trump para impor uma nova ordem mundial, participaram do assalto do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro.

No entanto, o movimento aparentemente não está mais focado exclusivamente na política dos Estados Unidos.Alimentada pela ansiedade global sobre a pandemia do coronavírus, a teoria da conspiração se tornou global, com adeptos surgindo em diferentes países. Austrália, Nova Zelândia e Alemanha são algumas das nações onde houve um número crescente de apoiadores desse fenômeno, conforme noticiado pelo The Washington Post em novembro passado.

A derrota eleitoral de Trump nas eleições parece ter apenas reforçado esse processo de disseminação das ideias da teoria em nível global.

Um dos últimos países a confirmar a ascensão do QAnon foi a França, onde a agência estatal responsável por combater os movimentos sectários, MIVILUDES, recebeu vários relatórios que alertaram para o surgimento da teoria da conspiração, informou o Le Figaro.

Ao encomendar uma investigação à Polícia e aos MIVILUDES, a Ministra da Cidadania Marlène Schiappa afirmou que o desenvolvimento de “novos grupos conspiratórios” em solo francês é “muito preocupante”, informou ela à França 3 em Janeiro, sublinhando que o Governo “tem o olho colocado “em QAnon.

A porta de entrada para o mundo do QAnon na França

Uma das principais fontes de divulgação das ideias da QAnon na França é o site DéQodeurs, que fornece links para informações, incluindo artigos que trazem notícias falsas, como a alegação infundada de que, em 2016, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu estava prestes a publicar documentos que comprovavam a existência de uma rede massiva de pedófilos em Washington.

Outra seção oferece vídeos, incluindo um segmento de duas horas declarando falsidades que pretendem fornecer “prova absoluta” de que a fraude eleitoral roubou Donald Trump da vitória na eleição presidencial dos EUA em novembro, falada com uma tradução francesa desajeitadamente sobreposta a uma voz americana.

De acordo com a mídia francesa, a principal figura por trás de DéQodeurs é Léonard Sojili, um cidadão albanês que apareceu pela primeira vez na Internet francesa em 2011, promovendo as conspirações de 11 de setembro. O homem também propaga as teorias de QAnon por meio do canal Thinkerview do YouTube, que tem mais de 770.000 assinantes. Nesta plataforma, ele combina o apoio da teoria da conspiração com entrevistas com importantes figuras francesas de todo o espectro político.

Informações da RT

(Foto: Reuters)

Leia também

Lote 10: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Sonhava em ser PM: quem era o motorista de app morto em ataque no Espírito Santo

  window.PLAYER_AB_ENV = "prod" O motorista de aplicativo Dyonathan Boni Choa, de 24 anos, que morreu após ser...

Leilão dos imóveis da prefeitura será no dia 24 de agosto

A Prefeitura de Barra de São Francisco marcou para o dia 24 deste mês o leilão de três...

País precisa zerar o Custo Brasil, afirma presidente do Movimento Brasil Competitivo

O Custo Brasil refere-se a um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas, econômicas e de interferência estatal que...

Conheça os detalhes do Campeonato Capixaba Série B 2022

Depois Campeonato Capixaba e da Copa Espírito Santo, coube a Série B do Estadual encerrar a temporada 2022...

Dupla Fábio Max & André foi a atração do Forró da terceira Idade neste final de semana

Aconteceu na tarde deste domingo, 14 de agosto, na Escola Municipal João Bastos, a terceira edição do Forró...

André Fagundes anuncia licitação para asfalto entre o Patrimônio da Penha e Santo Antônio do Quinze

  O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes (PDT), anunciou a publicação do aviso de licitação para contratação de...

Homem morre ao ser atropelado pelo próprio carro em Colatina

  Lindomar Marques morreu após ser atropelado pelo próprio carro em Colatina, ES Um homem morreu na manhã desta segunda-feira...