Parece um clichê uma história de amor em uma tela de cinema! Mas não para o capixaba Higor Tressmann, que com um filme de pouco mais de quatro minutos conseguiu surpreender a namorada Jullia Schwanz com um pedido de casamento. A produção foi exibida em uma sessão exclusiva para amigos e familiares, em uma sala de cinema de Vitória no último dia 12. A reportagem é de Ana Elisa Bassi, do g1 ES.
“Eu desejava criar algo verdadeiramente surpreendente e impactante para expressar meu amor por ela”, conta Higor, que tem 25 anos, nascido em Itaguaçu, interior do estado, e criado em Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana capixaba.
O jovem é diretor de filmes e trabalha no mercado publicitário com produções cinematográficas. Se uniram a ele na produção do vídeo dois amigos também da área, Mano Birck, seu sócio, e Matheus Triunfo, diretor de fotografia. Higor admite que trabalhar com cinema facilitou a execução da ideia, mas isso não o poupou de imprevistos e improvisos no caminho.

Capixaba pede noiva em casamento com filme em sala de cinema. — Foto: Robson Martins
Capixaba pede noiva em casamento com filme em sala de cinema. — Foto: Robson Martins
Do roteiro até a finalização e exibição, foram seis meses. O plano inicial era ter feito a surpresa no mês de agosto, mas Higor quebrou o dedo, precisou fazer uma cirurgia e ficou com o braço engessado. “Como é que eu ia segurar uma caixinha de aliança, com imagens e fotos da minha mão assim?!”, brinca o rapaz.
O casal começou a assistir aos trailers que passam antes dos filmes quando, de repente, o filme de Higor é exibido. Ele foi feito como um trailer e conta a história de amor do casal.
Durante as semanas de produção, o rapaz também precisou encontrar maneiras de se dedicar ao projeto sem a namorada desconfiar. Mas, em alguns momentos, até ela participou da surpresa sem saber.
“Para as cenas em que a Jullia aparece no filme, eu falei que precisava de ajuda para um comercial de uma marca de produtos pet em que estava trabalhando. Por isso, não só ela, como a nossa cachorrinha, aparecem no vídeo”, explicou.

Higor pediu a namorada Jullia em casamento em sala de cinema. — Foto: Arquivo pessoal
Higor pediu a namorada Jullia em casamento em sala de cinema. — Foto: Arquivo pessoal
O casal está junto há cinco anos. Jullia tem 24 anos, está se formando em Direito e é consultora de moda e estilo. A jovem ainda está em choque com o pedido e em como foi algo tão grandioso. Ela garante que não desconfiou em nenhum momento. Fala que o namorado foi muito bem em esconder as pistas.
“Eu só entendi o que estava acontecendo quando a luz acendeu e ele se ajoelhou! Tive até que perguntar em seu ouvido se eu estava mesmo sendo pedida em casamento. Eu já assisti ao vídeo umas oito vezes depois do pedido e chorei em todas elas! Cada palavra dita fez muito sentido para nossa história. Ele foi incrível!”, conta Jullia.
Ela começou a assistir como fosse uma sessão normal de cinema. Mas no meio do trailer percebeu que a história do filme, na verdade, era muito parecida com a história de amor do casal. E era mesmo!
Esse é o nome do filme que o Higor fez para a amada. “Nele, eu exploro um pouco do meu sonho em encontrar a mulher dos meus sonhos. Sempre sonhei com mulher exatamente com as características de Jullia. Ela também é de Santa Maria de Jetibá, que é uma cidade pequena, mas só fomos nos conhecer em Vitória. Estava no nosso destino, e é um pouco do que o filme narra”, conta o noivo.

Higor produziu filme para pedir a namorada em casamento e exibiu em tela de cinema em Vitória (ES). — Foto: Robson Martins
Higor produziu filme para pedir a namorada em casamento e exibiu em tela de cinema em Vitória (ES). — Foto: Robson Martins
O cinema sempre esteve presente na história do casal. Foi, inclusive, onde aconteceu o primeiro beijo dos dois. “No dia do pedido, tínhamos apenas o período da manhã para fazer essa ação. Como não existem exibições de filmes às 10h30, precisei inventar que iria dar uma palestra sobre Cinema Brasileiro em um evento fechado e deu certo”, continuou o jovem.
O rapaz até orientou a namorada para ir arrumada, preocupado em que ela gostasse das fotos quando visse no futuro.
Os dois chegaram proprositalmente atrasados, as luzes já estavam apagadas e trailers já passavam na tela. Então, entraram na sala os amigos e familiares sem que Jullia percebesse.
Higor e os dois amigos não tinham verba para terceirizar a finalização do vídeo, então buscaram maneiras criativas para conseguir ilustrar o que o roteiro do Higor dizia. Utilizaram até inteligência artificial para ajudar a gerar alguns efeitos do vídeo, como o céu estrelado.
Contaram ainda com uma parceria inesperada. Na hora de selecionar as músicas que iriam trilhar o vídeo, Higor enviou uma mensagem pelas redes sociais para o DJ americano Giop, de quem é fã, contando sobre a sua ideia. O DJ topou participar na hora, e fez um remix exclusivo de uma música, não cobrou nada, foi um presente dele.

Jullia Schwanz foi pedida em casamento com filme na tela de cinema em Vitória. — Foto: Arquivo pessoal
Jullia Schwanz foi pedida em casamento com filme na tela de cinema em Vitória. — Foto: Arquivo pessoal
O casal ainda está curtindo o recente noivado, mas já pensa na troca de alianças. “Ainda não temos uma data exata para o casamento, mas será em 2026. Vai ser uma celebração de muita emoção e, quem sabe, surpresas!”, finaliza Higor.