Publicado edital do Enem 2022

Compartilhe

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29/04), os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 — versões impressa e digital. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro e as inscrições poderão ser feitas entre 10 e 21 de maio, pela Página do Participante. As cidades de aplicação do Enem impresso serão divulgadas na Página do Participante e no portal do Inep. Já os locais do Enem Digital estão listados no edital e, também, na página do Enem no site do Instituto. As provas da edição serão compostas exclusivamente por itens inéditos. Durante a atual gestão do Inep, realizou-se pré-teste de itens, visando tornar o Banco Nacional de Itens (BNI) mais qualificado.

Como novidade para este ano, o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas. Outra inovação é com relação ao tratamento por nome social. O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Já aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita, deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante. Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

O Inep reforça a importância de que os interessados nos processos sob sua gestão busquem informações somente nos canais oficiais da Autarquia e do Ministério da Educação (MEC) — portais institucionais e redes sociais.

Acesse o Edital n.º 33 do Enem 2022 – impresso

Acesse o Edital n.º 34 do Enem 2022 – digital

Confira a Página do Participante

 

 

 

 

Leia também

1° Encontro do ‘Terço dos Homens’ reúne quase 400 participantes em Barra de São Francisco; confira as fotos

"Homem que reza, Fortalece sua família". Aconteceu na Paróquia de Barra de São Francisco, o 1º Encontro Paroquial do...

Dormir mal pode contribuir para o ganho de peso?

Depois de uma noite inteira acordado, o que você gostaria de comer? Certamente não seria uma salada. Em...

Tentando embalar no Brasileiro, Fluminense visita o Fortaleza

O Fluminense visita o Fortaleza, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (22) no estádio do...

Sesa orienta municípios capixabas sobre o uso operacional da vacina BCG devido à redução temporária de distribuição

  Com o comunicado oficial enviado pelo Ministério da Saúde aos estados brasileiros sobre o uso operacional do imunizante...

AUXÍLIO BRASIL: Confira calendário dos novos grupos que recebem o benefício

Nesta semana, os grupos com Número de Inscrição Social (NIS) de finais de 4 a 8 recebem o...

INDICADORES: preço do boi gordo tem alta nesta quinta-feira (26)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (26) com alta de 1,29% e o produto...

“Temos a obrigação de servir”, diz prefeito Enivaldo dos Anjos ao inaugurar ‘Sopão Popular’ no bairro Irmãos Fernandes

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, visivelmente emocionado, fez um discurso na noite desta...

ES: criminosos invadem casa e matam homem com mais de 20 tiros

  Um homem de 44 anos foi morto com mais de 20 tiros, na madrugada desta quinta-feira (18), no...