Psico-oncologia é aliada no tratamento de pacientes com câncer

Compartilhe

A psico-oncologia é o tratamento dos aspectos emocionais de pacientes com câncer e pode ser uma forte aliada na luta contra a doença. O profissional capacitado nesta área conhece as fases da evolução do câncer e, por isso, podem ajudar o paciente a enfrentar a doença, não só no aspecto psicológico, mas também nos âmbitos familiar, social e médico-hospitalar.

Segundo a psico-oncologista Ana Rosa Ramos, o acompanhamento psico-oncológico pode ser primordial na escolha do paciente em seguir com o tratamento contra o câncer.

“O paciente que tem o diagnóstico de câncer pode decidir que não quer fazer um tratamento. Por exemplo, um câncer de intestino. A pessoa tem que tirar um pedaço do intestino e os médicos vão reconstituí-lo do lado de fora da barriga. O paciente pode dizer: eu não quero isso. Então, o psicólogo vai ajudá-lo a compreender essas fases difíceis, vai mostrar o pró e o contra do porquê podemos tirar esse câncer e como ter uma vida normal.”

A psicóloga Gescielly Tadei destaca a importância dos familiares do paciente com câncer também terem um acompanhamento psicológico.

“Esse paciente [com câncer] é filho de alguém, é marido de alguém, é pai de alguém, é mãe de alguém. Então, se não lidarmos com quem está ao redor dessa pessoa, não conseguimos fazer uma boa rede de apoio. E o que é essa rede de apoio? É auxiliar essa pessoa a entender o que é essa nova normalidade que a vida dela enfrenta. Então, a família pode ser tanto uma grande aliada para o tratamento quanto pode atrapalhar.”

CÂNCER: Exame de mama deve ser realizado a partir dos 40 anos, recomenda SBM<\/a>

CÂNCER: Governo gastou cerca de R$ 3,5 bi no tratamento de pacientes oncológicos acima de 30 anos<\/a>

Capacitação em psico-oncologia

Para capacitar profissionais de saúde brasileiros no que há de mais avançado na área, a doutora Ana Rosa Ramos veio da Itália ao Brasil para ministrar um curso de capacitação médica em psico-oncologia.

A novidade, que já passou pelo Rio de Janeiro em junho, chega em Salvador (BA), nos dias 2 e 3 de julho, no Instituto de Gestalt-Terapia da Bahia (IGTBA), e em Maringá (PR), nos dias 4, 5, 6 e 7 de julho, no La Vie Espaço Psicológico.

“Vamos dar entrevista, consulta, supervisão, palestra e formação”, destaca a doutora Ana Rosa.

Podem participar os profissionais que lidam direta ou indiretamente com pacientes com câncer e seus familiares, como médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, além de estudantes do último ano de graduação das referidas áreas.

“Os alunos vão aprender a olhar e a sentir um pouco mais de humanidade frente àquela pessoa que recebe um diagnóstico de uma doença grave, como o câncer em sua terminalidade. E ele vai aprender também algumas formas de manejo de como lidar com esse paciente, com essa família e com esse público”, esclarece a psicóloga Gescielly Tadei.

A inscrição em Salvador pode ser feita pelo site do IGTBA<\/a>. Em Maringá, a inscrição pode ser feita pelo telefone da La Vie (44) 99990-0919 ou (44) 3227-8793. 

Paciente com câncer - Foto: FreepikPaciente com câncer – Foto: Freepik

Leia também

Google anuncia 500 mil bolsas de estudo para jovens

O Google anunciou que, até 2026, vai distribuir 500 mil bolsas de estudo para a formação de jovens...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta sexta-feira (24)

A cotação da arroba do boi gordo começou a sexta-feira (24) com alta de 0,08% e o produto...

CCJ da Câmara aprova PEC que dá competitividade aos biocombustíveis

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (20),...

Para comemorar aniversario, empresário capixaba lota hemocentro de doadores voluntários

A comemoração do aniversário de 30 anos do empresário Ismael Litig, de 30 anos, morador de Santa Maria...

Suprema Corte suspende direito ao aborto nos Estados Unidos após 49 anos

RAFAEL BALAGO NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - Abortar nos Estados Unidos não é mais um direito, decidiu a...

Placas de trânsito são alvos de vandalismo na Avenida Guanabara, em Nova Venécia

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Superintendência de Trânsito, constantemente precisa fazer reparos em placas do município. Frequentemente,...