Prorrogadas inscrições para o ‘Prêmio Respostas para o Amanhã’

O período de inscrição da 8ª edição do Solve for Tomorrow – Construindo Respostas para o Amanhã, foi prorrogado até 19 de julho, pelo site www.respostasparaoamanha.com.br. O programa, que em 2021 acontecerá em 35 países, busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual.

Com foco na abordagem STEM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) parte de um desafio ou problema que possibilita múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas de forma inovadora.

O Prêmio é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco); Reduca; Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Alguns destaques e oportunidades em participar da 8ª edição:

– Inscrição de uma ideia de projetos realizados por equipes compostas de três a cinco estudantes;
– Publicação do Guia Prático – Inovações no Ensino de Ciências;
– Mentorias on-line para as 20 equipes semifinalistas para o desenvolvimento do projeto e para as dez finalistas, para o desenvolvimento do modelo/protótipo;
– Acesso exclusivo para os professores com projetos inscritos do webinário e infográfico sobre prototipagem;
– Premiação para professores, estudantes e escolas conforme as etapas, sendo:
Projetos semifinalistas: um notebook Samsung para o professor orientador e até um professor(a) parceiro(a);
Projetos finalistas: participação das dez equipes na II Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã e um notebook Samsung para cada estudante das 10 equipes finalistas;
Projetos vencedores nacionais: prêmios para os estudantes, sendo:
1º lugar: 1 smartphone Samsung;
2º lugar: 1 tablet Samsung;
3º lugar: 1 smartwatch Samsung.


Leia mais

Leia também