Proprietários rurais vão ter que atualizar dados cadastrais dos imóveis

A partir deste sábado (1/08), os proprietários de imóveis rurais de todo o país devem atualizar o cadastro de suas propriedades inscritas no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra e no Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir) da Receita Federal. A obrigatoriedade está presente em Instrução Normativa assinada pelos dois órgãos na última semana.

O objetivo do governo é promover a vinculação cadastral das propriedades dos dois sistemas (o SNCR e o Cafir) por meio do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Anos atrás, o Incra e a Receita Federal tinham definido que os proprietários rurais deveriam fazer essa atualização até o fim de 2016. No entanto, os órgãos decidiram reabrir a oportunidade.

Donos de imóveis rurais com até 50 hectares vão ter até o fim de 2022 para cumprir a determinação. No caso dos terrenos maiores, o prazo vai até dezembro de 2021. Segundo Celso Menezes de Souza, coordenador-geral de Cadastro Rural do Incra, trata-se de um processo que vai facilitar a vida do proprietário rural, pois com a atualização e posterior vinculação, ambos os cadastros – tanto aquele feito junto ao Incra, quanto o da Receita – vão estar ligados.

“Existiam os dois cadastros, mas eles não tinham comunicação. Com a criação do CNIR em 2016, é possível fazer essa vinculação entre os dois cadastros [do Incra e da Receita]. O que se busca com esta instrução normativa é dar um pouco mais de prazo para que o proprietário possa fazer essa vinculação dentro do CNIR para que os dois cadastros se comuniquem, facilitando a vida do produtor”, explica.

Antes dessa determinação, os proprietários de imóveis rurais tinham que atualizar os dados cadastrais nos dois órgãos. Agora, com a vinculação, o dono da propriedade não vai ter que procurar a Receita e o Incra para realizar o mesmo procedimento.

Arte: Brasil 61

Como fazer

A primeira coisa que o proprietário deve fazer é atualizar os dados do imóvel rural por meio da Declaração para Cadastro Rural do Incra. Isso pode ser feito em uma unidade municipal de cadastramento – caso a prefeitura local tenha essa parceria com o órgão – no próprio Incra ou pelo portal do Instituto.

Em seguida, o interessado deve acessar o portal do CNIR (Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) e pedir a vinculação cadastral. Daí para frente, tudo estará regularizado e o proprietário não vai mais precisar ter o trabalho dobrado de atualização. “Ele não vai mais precisar alimentar o SNCR e o Cafir. Com a vinculação, você dá uma simplificada nos procedimentos que o proprietário rural precisa adotar”, afirma Celso Menezes.

Quem não cumprir esses procedimentos, vai estar em “pendência cadastral” junto aos dois órgãos e vai ficar impedido de imprimir o CCIR (Certificado de Imóvel Rural). O problema é que sem o CCIR regularizado, o proprietário não consegue acessar empréstimos, tampouco alterar dados da propriedade em cartório, por exemplo.

É o que exemplifica Celso Menezes. “O CCIR é um documento imprescindível para fazer qualquer tipo de transação imobiliária: venda, arrendamento, registro do inventário, partilha e em relação ao empréstimo bancário. Se ele está com a restrição, não vai conseguir imprimir o documento (CCIR) e, consequentemente, não vai conseguir acessar um financiamento.”

Dados

De acordo com o Incra, dos 6,4 milhões de imóveis cadastrados, apenas 42%, o equivalente a 2,7 milhões de propriedades rurais, estão vinculadas no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais.

Agência Brasil

Leia mais

BSF: pequeno Theo, amigo da PM, diz que “homens maus estavam cortando uma árvores que ele tanto gosta”

Esse é o Theo Teixeira, um grande amigo da Polícia Militar. Na ocasião, o menino Theo procurou a polícia dizendo que "homens maus estavam  cortando uma...

Inscrições para 26 mil vagas em cursos on-line e gratuitos do Qualificar ES terminam na quarta-feira

O Programa Qualificar ES está oferecendo 26 mil vagas em cursos on-line gratuitos. São 13 opções de cursos disponíveis, como os de auxiliar administrativo,...

Hospital de Nova Venécia adota medidas contra Covid-19 e retoma atividades eletivas

O Hospital São Marcos, em Nova Venécia, retomou todas...

CE: SENAI presta consultoria gratuita para fabricação de EPIs

Estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para consultoria gratuita destinada às indústrias que quiserem fabricar equipamentos de proteção individual (EPIs) ou ampliar...

Leia também

Funcionário do Detran é preso suspeito de obter vantagem com emplacamento no ES

Um funcionário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES)...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Nordeste do País tem previsão de chuva no litoral nesta quinta-feira (22)

A previsão do tempo para esta quinta-feira (22) no Nordeste do País é de chuva nos extremos da região. Pode chover de forma fraca...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste terá chuvas espalhadas em grande parte da região, nesta quinta (22)

A previsão do tempo para o Centro-Oeste brasileiro nesta quinta-feira é de chuva em grande parte da região. Os acumulados diminuem em relação aos...