Projeto ‘Papo de Responsa’ é expandido para a região de Linhares

Compartilhe

A Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), por meio do Projeto Papo de Responsa, realizou duas palestras em escolas do município de Linhares, durante a manhã e tarde dessa segunda-feira (06). Os eventos aconteceram em parceria com policiais civis da Delegacia Regional de Linhares e, ao todo, 700 alunos foram contemplados pela palestra do projeto.

A primeira palestra aconteceu pela manhã na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Regina Banhos Paixão, localizada no bairro Linhares V, para 600 alunos do 8° ano do Ensino Fundamental.

Já na parte da tarde, os policiais responsáveis pelo projeto foram até o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Bartovino Costa, no Centro de Linhares, e palestraram para 100 adolescentes.

Ainda durante a visita do projeto em Linhares, o gerente do Projeto, o investigador de Polícia Alessandro Nascimento da Victória, realizou uma reunião com os policiais civis de Linhares, a fim de expandir o projeto para o norte do Estado. “O nosso objetivo foi fazer um Papo de Responsa e, ao mesmo tempo, consolidar a expansão do projeto no interior do Estado”, destacou.

O Projeto

O Papo de Responsa é desenvolvido pela Acadepol-ES com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro, escolhas, convivência familiar, drogas e violência. Para isso, policiais civis visitam escolas e centros comunitários, realizando palestras em forma de bate-papo.

Em 2019, o Papo de Responsa atendeu quase 28 mil alunos na Grande Vitória. Em março de 2020, quando o mundo foi assolado pelo novo Coronavírus, as reuniões presenciais foram suspensas e o projeto recomeçou em julho, no formato on-line. Somente em outubro de 2021 foi possível retomar os encontros presenciais, que agora têm continuidade.

 

O Projeto Papo de Responsa visita escolas públicas e particulares, igrejas, instituições de atenção social, associações de moradores e qualquer outra organização que tenha interesse em oferecer este tipo de orientação. Interessados em agendar uma palestra podem fazer contato diretamente com a coordenação do Projeto, pelos telefones (27) 3222-5986 e (27) 99618-7873.

Projeto em expansão

Para 2022, o objetivo é ampliar a cobertura do Projeto Papo de Responsa, criando células multiplicadoras de conhecimento no interior do Estado. Qualquer policial civil, seja delegado, investigador, agente ou escrivão, pode ser um palestrante e levar o projeto para seu município.

“Nosso projeto já levou palestras para municípios do interior, como Vila Valério, Venda Nova do Imigrante e Aracruz, onde tivemos ótima receptividade. No entanto, é importante que policiais que atuam nos municípios recebam treinamento para tocar o Projeto e dar continuidade ao trabalho”, explicou o gerente do Projeto, o investigador de Polícia Alessandro Nascimento da Victória.

Texto: Victória Meireles

Leia também

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta quarta-feira (29)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a quarta-feira (29) com diminuição de 1,37% no preço...

Futsal Feminino Juvenil conquista vice-campeonato nos Jogos Escolares do Espírito Santo

Depois de uma primeira fase quase perfeita, com três vitórias em três jogos, as meninas da Seleção Feminina...

Assassinada na Bahia, veterinária capixaba é sepultada em Rio Bananal

  Foi sepultado na manhã deste sábado (25) no cemitério municipal de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo,...

MG: Mesmo com queda em 20 anos, taxa de mortalidade infantil no estado beira média nacional

Apesar de registrar queda em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil em Minas Gerais beira a média...

É HOJE!!! Com ingressos praticamente esgotados, Fazenda Sertaneja terá recorde de público

Neste sábado (25) acontece em Águia Branca a festa mais esperada do ano, a Fazenda Sertaneja. Com uma mega...

Dia Mundial do Vitiligo busca combater o preconceito contra a condição

É celebrado neste sábado, dia 25 de junho, o Dia Mundial do Vitiligo, data criada para conscientizar as...

Governo Federal lança serviço inédito de emissão de alertas de desastres

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, em parceria com o WhatsApp e...