Projeto Jovens de Futuro já é uma realidade em Barra de São Francisco

Compartilhe

O tenente Gilmar Dutra, da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), encerrou no último sábado (12), a solenidade inaugural do Projeto Jovem de Futuro, pedindo a Deus uma bênção especial ao prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), pela gestão que vem fazendo no município e, especial, pela criação desse projeto que tem como objetivo primordial orientar os jovens de 13 a 17 anos, em direção a um projeto de vida que os leva ao sucesso social, educacional, religioso e financeiro.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Barra de São Francisco e contou com a presença de mais de 60 jovens inscritos no projeto, além dos pais, vereadores e organizadores.

O capitão da reserva da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), capitão Romildo Ferreira, que também é professor de Direito e advogado, é responsável pela implantação do projeto, mas destacou que o coordenador e será o tenente Gilmar Dutra, “um camarada que foi meu aluno na faculdade, é um advogado, é formado e tem conhecimento técnico, conhecimento de vida, ele é de fato o coordenador do projeto e a Rosana é a coordenadora administrativa”.

“O que é o projeto Jovem do Futuro? É um programa criado pelo município cujo objetivo é trabalhar com esses jovens, de 13 a 18 anos incompletos. Nós, enquanto organizadores, esperamos que quando chegar a idade de deixar o grupo, esses jovens estejam preparado para enfrentar quaisquer obstáculos. Um adolescente com o celular nas mãos, ele tem o mundo em suas mãos e´muito conhecimento e lidar com esse conhecimento não é fácil.

O projeto pretende mostrar que somos gente, somos pessoas, somos seres humanos. Estamos vivenciando um momento terrível da humanidade, uma guerra absurda, e a gente não sabe porque tem aquela guerra, com certeza, os jovens estão questionando isso”.

“Nosso projeto busca ajudar a entender melhor o mundo em que vivemos. Vamos levar esses jovens no presídio, para conhecer a realidade, vamos ter cursos, palestras com juízes, promotores. Esse é um projeto do município de Barra de São Francisco que, provavelmente, saiu na frente e outros vão copiar”, disse Romildo

E continuou: “Vamos ter os uniformes de vocês, hoje nos improvisamos, mas não vamos militirizar vocês, isto aqui não é um quartel, a vida militar nos ensina certos valores, O Dutra criou a Guarda Mirim de Mantena e está preparado para dar o melhor nesse projeto, para ajudar vocês a crescerem em todos os sentidos.

No dia 7 de setembro, nós vamos tocar, vamos marchar pelo centro de Barra de São Francisco, teremos a nossa banda, mas antes disso já teremos os nossos uniformes, que já estão sendo providenciados, nós teremos três tipos de uniformes”, informou.

Finalizando Romildo disse que vai ser providenciado tudo aquilo que for preciso. “Já mandamos o regimento interno, quais são as regras que estão sendo implementadas. Muito obrigado, agradeço muito a Deus por essa oportunidade, feliz de ver tanta gente bonita nesse projeto”.

Ainda de acordo com Romildo, essa é uma grande oportunidade para esses jovens adquirirem formação moral e cívica, além de praticarem atividades físicas e lúdicas, dentro de um programa que também irá oferecer a eles uma renda mensal de 10 Unidades de Referência (UR), o que corresponde hoje, a R$ 420, ajudando-os a complementar a renda familiar, já que o programa é voltado para jovens de famílias social e financeiramente vulneráveis.

Lemão Vitorino

O presidente da Câmara, Ademar Antônio Vieira, o Lemão Vitorino, que discursou logo depois dos outros vereadores presentes, fez questão de agradecer ao prefeito Enivaldo dos Anjos, “que muito tem nos ajudado, e tem dado suporte para a melhoria de Barra de São Francisco com seu vasto conhecimento e tem capacidade para estar implantando um projeto desse, de sua importância, realizando concursos públicos, cursos para que as pessoas possam passar no concurso público”.

Lemão Vitorino também destacou o momento que o município vive, lembrando que esta semana foi realizada uma audiência pública para anunciar a construção de duas ferrovias que serão interligadas em Barra de São Francisco, cujo prazo de conclusão é de 10 anos e que vai trazer um novo tempo de desenvolvimento para o município e região.

Tenente Dutra

Encerrando a solenidade, o tenente Gilmar Dutra abriu seu discurso dizendo: “O futuro chegou pra vocês”, dirigindo-se aos jovens integrantes do projeto.

“Agradeço a Deus, à minha esposa, Fátima, a milha Patrícia, o meu neto Lorenzo, agradeço ao capitão Romildo, por ter nos convidado para estar nesse projeto. Agradeço ao município de barra de São Francisco por me dar esta oportunidade de estar aqui com vocês. O Estado do Espírito Santo é tão privilegiado, que ele tem o nome do senhor Deus, uma das pessoas da Trindade, e tem uma capital linda chamada ‘Vitória’. Mesmo morando em Minas Gerais, quando o vereador falou sobre a linha férrea, me deu vontade de pular, gritar de alegria, porque essa linha férrea vai impactar a vida de todos, principalmente dos jovens”.

E continuou: “Agradeço ao município de Barra de São Francisco, por acreditar nesse projeto. A Guarda Mirim foi criada por mim, em Mantena (MG), a pedido de um juiz e de um promotor, criei tudo com dinheiro do meu bolso, há 30 anos e hoje a guarda está lá, criada, orientando e encaminhando centenas de jovens para um futuro promissor. Vocês, do Projeto Jovem de Futuro são muito mais privilegiados, porque foi o projeto foi criado por um decreto, com apoio do Legislativo, da Prefeitura, e com recursos”.

Finalizando, Dutra fez uma oração por todos e, em especial pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, idealizador do projeto e que tem feito uma administração revolucionária em Barra de São Francisco.

Leia também

MARANHÃO: Equipes de Atenção Básica realizaram 18,6 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Para prevenir e detectar precocemente doenças em gestantes e bebês, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres...

Ronnie Von é o entrevistado do Sem Censura desta segunda

A jornalista Marina Machado recebe o apresentador e cantor Ronnie Von no Sem Censura desta segunda-feira (27), na TV Brasil. O início da carreira...

Polícia civil prende homem em Mantena, suspeito de maus tratos e abusos sexuais contra enteados

Na manhã desta terça feira (29), Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Mantena efetuaram a prisão de...

Queiroga diz que aborto é crime e minimiza crítica a novo guia do ministério

LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRESS) - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira (28) que o aborto é...

NV: homem morre após se queimar ao acender fogueira para se aquecer

Um homem identificado como Cilio Panelo Neto morreu após sofrer queimaduras resultantes do uso de líquido inflamável na...

CAPES investirá mais de R$20 milhões em Programa para refugiados

Teve início na sexta-feira (24/06), o prazo para inscrições no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de...

Justiça revoga domiciliar e determina volta de mãe de Henry Borel à prisão

LOLA FERREIRA SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu nesta terça-feira...