Projeto Experiências do Brasil Rural está com inscrições abertas

Compartilhe

Já estão abertas as inscrições para participar da segunda edição do “Projeto Experiências do Brasil Rural”, que busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país. A iniciativa selecionará oito roteiros turísticos representando todas as regiões, contarão com apoio técnico para estruturação de destinos e de empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF), a chamada pública segue aberta até o dia 1º de abril.

Clique AQUI para se inscrever. 

Nesta segunda fase do projeto, serão selecionados oito roteiros turísticos pertencentes às cadeias agroalimentares do café, cachaça, farinha de mandioca e mel. 

Ao final dos processos de estruturação e desenvolvimento dos roteiros, a ideia é também inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais em bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que integram o roteiro turístico rural.

Entre os critérios para participar da seleção estão a vinculação dos roteiros a pelo menos uma das cadeias agroalimentares priorizadas no projeto, possuir estabelecimentos da agricultura familiar e abranger no máximo dois municípios. O objetivo é selecionar pelo menos um roteiro por região brasileira.

Para mais informações acesse o edital da chamada pública AQUI.

O resultado parcial das propostas habilitadas será divulgado no dia 8 de abril. A divulgação do resultado final ocorrerá em 20 de maio, após o prazo de recursos administrativos, bem como a fase de classificação.

TURISMO RURAL

O projeto “Experiências do Brasil Rural” teve início em 2021 para impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a proporcionar vivências inovadoras a visitantes, diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de renda no campo, a partir da formatação e do posicionamento de roteiros.

Os roteiros selecionados na primeira fase do projeto foram a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; e Ferradura dos Vinhedos e Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

Para conhecer mais sobre cada um destes roteiros clique AQUI.

Com informações do Ministério do Turismo

Projeto Experiências do Brasil Rural está com inscrições abertas

A Rota do Queijo Terroir Vertentes, de Minas Gerais, participou da primeira fase do projeto Experiências do Brasil Rural. Foto: Projeto Experiências do Brasil Rural

Leia também

Prefeitura promove Copa Rural de Futebol Amador; fotos

Entre 13 de agosto a 26 de novembro, a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria...

Vitamina D pode trazer benefícios e malefícios para a saúde

Os índices de vitamina D no corpo merecem atenção especial, pois podem beneficiar ou prejudicar a saúde. O...

Dupla Fábio Max & André foi a atração do Forró da terceira Idade neste final de semana

Aconteceu na tarde deste domingo, 14 de agosto, na Escola Municipal João Bastos, a terceira edição do Forró...

Brasil: celular explode enquanto criança de 6 anos assistia vídeo

Um aparelho celular explodiu na manhã desta terça-feira (16) quando era utilizado por um garoto de 6 anos...

Castanhas, nozes, amêndoas e frutas secas vão ter parâmetros mínimos de qualidade

Uma portaria publicada neste mês (10) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) regula os requisitos mínimos...

Igreja diz que pai de padre teve 52% de queimadura no corpo

Continua grave o estado de saúde de José de Souza Vieira, de 76 anos, que teve cerca de...

Espírito Santo decreta estado de atenção por falta de chuva e baixa vazão de rios

A falta de chuva e a baixa na vazão dos rios que abastecem cidades capixabas levou o governo...

Homem é assassinado a tiros no meio da rua em Guriri

Um homem de 28 anos, identificado como Jadson Ferreira Viana, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (15),...