Projeto Doce Vivo completa dois anos e contribui para os cuidados com a água do Rio Doce

Compartilhe

 

O projeto Doce Vivo, que busca orientar as comunidades da bacia do rio Doce sobre os cuidados com a água do rio, está completando dois anos. Desenvolvida pela Fundação Renova, a iniciativa atendeu a 24 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em 56 encontros realizados, mais de 1800 pessoas foram mobilizadas, e 15 escolas e 13 associações, atendidas.

As atividades envolvem palestras, visitas técnicas, oficinas, capacitações, treinamentos e intervenções teatrais. Os encontros buscam aumentar a confiança da comunidade sobre o consumo da água do rio Doce, por meio de informações sobre a qualidade da água e conscientização de uso sem desperdício. Os participantes conhecem os equipamentos utilizados para coleta, vestem Equipamentos de Proteção Individual, recebem cartilhas e manuseiam amostras de animais que vivem no rio.

A analista de Monitoramento Hídrico, Layla Costa, conta que o projeto fortalece as relações entre a Fundação Renova e as comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). “As atividades proporcionam condições para que os participantes possam compreender os temas tratados e conhecer as ações desempenhadas pela Fundação Renova, contribuindo para uma concepção integrada da temática água”, explica.

Públicos

As ações do Doce Vivo são voltadas para escolas, professores, associações de moradores, pescadores, comissões de atingidos, ribeirinhos, proprietários rurais e proprietários abrangidos pelo Plano de Monitoramento Qualiquantitativo Sistemático de Água e Sedimento (PMQQS).

Durante a pandemia da Covid-19, as atividades ganharam novo formato e, atualmente, seguem de forma híbrida, ampliando ainda mais o alcance. No caso das escolas, são oferecidos treinamentos de webinar para os professores, que repassam o conhecimento como tema extracurricular para os alunos.

Produtores rurais que têm propriedades onde os pontos de coleta do monitoramento estão alocados também integram as ações. “A proposta de tê-los como público-alvo é levar a informação do que está sendo feito pelo nosso programa e pela Renova dentro da propriedade, com o objetivo de conscientizá-los para que eles possam entender sua importância dentro do processo de reparação”, comenta Layla.

Monitoramento Hídrico

O Projeto Doce Vivo é um trabalho voltado para fornecer também informações sobre o Programa de Monitoramento da Bacia do Rio Doce. Criado em 2020, a iniciativa nasceu quando o Programa promoveu atividades de sensibilização ambiental desenvolvidas em escolas para a Semana do Meio Ambiente. Após as primeiras apresentações, surgiram novos convites para trabalhar o tema e divulgar os resultados de qualidade da água para as comunidades.

Histórico

A primeira edição do Doce Vivo ocorreu em dois distritos de Governador Valadares (MG), nos dias 11 e 12 de março de 2020. O primeiro encontro foi na Escola Municipal de Ilha Brava e contou com a participação de 30 crianças e adolescentes. No dia seguinte, um grupo de 30 jovens da Escola Estadual Marco Geber Sírio, no distrito de Baguari, recebeu o projeto.

Leia também

Ataque a tiros deixa um morto e outro ferido em praia do ES

Um homem morreu e outro ficou ferido em um ataque a tiros neste sábado na Praia de Parati,...

CPI da Petrobras pode ser tiro no pé, dizem aliados do governo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que a estratégia de pedir a abertura...

Governo libera convênios para calçamento de ruas na Vila Luciene, Vila Vicente e Vila Santa Isabel

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário...

Renato Casagrande é presença confirmada na inauguração da clínica Med.Álise no dia de 2 julho em Barra de São Francisco

  A inauguração da Clínica Med.Álise Maura Maria de Paula foi confirmada pela empresária Josi Lopes e o prefeito...

Brasil vai à 3 finais do Pan-Americano de Ginástica de Trampolim no RJ

O Brasil se classificou às finais individuais feminina e masculina da disputa sênior do Campeonato Pan-Americano de Ginástica...

Perícia em corpos de Bruno e Dom é concluída, diz PF

A Polícia Federal (PF) informou nesta quarta-feira (22) que os exames periciais realizados nos remanescentes humanos do indigenista...

Governo avalia projeto para privatizar Petrobras por meio de conversão de ações

IDIANA TOMAZELLI E JULIA CHAIB BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Em meio ao anúncio de mais um reajuste nos...

Beyoncé anuncia lançamento de música incluída em ‘Renaissance’; confira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cantora Beyoncé vai lançar uma das músicas de seu novo disco na...