Projeto de reconstrução do Casarão do Barão de Aymorés será apresentado ao Governo do Estado

Engenheiro idealizador do projeto é bisneto do Barão de Aymorés e buscou parte da inspiração para o planejamento do trabalho, através de lembranças de sua infância.  

O engenheiro civil e idealizador do projeto da reconstrução do Casarão do Barão de Aymorés,  vai se reunir com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), no próximo dia 28. Renato Cunha Rodrigues vai apresentar o projeto junto ao Governo do Estado, com finalidade de parcerias para a possível obra, que pode dar um novo significado ao turismo e a cultura de Nova Venécia.

A reconstrução da Casagrande da Fazenda da Serra dos Aymorés  foi idealizada no projeto de Renato Cunha, baseado em fotos antigas, em projeção em 3D, mantendo as mesmas características do Casarão original.

Localizado na Serra de Baixo, de Nova Venécia, se erguida, a réplica do monumento histórico vai contemplar parte histórica, cultural em arquitetura de quatro pousadas com piscinas, open bar e churrasqueira.

Construído entre 1870 e 1873, o Casarão localizado na Serra de Baixo, foi residência do Barão de Aymorés, e representa os primórdios do início da história de Nova Venécia.

A região onde pode ser reconstruído o Casarão é na Área de Proteção Ambiental (APA), local que também abriga a Pedra do Elefante, a Gameleira e o Santuário da Mãe Peregrina. . O Casarão dos Escravos foi extinto na década de 1990.

Renato Cunha Rodrigues é bisneto de Giuseppina Vechiato, que imigrou da região do Vêneto em 1891, quando tinha 12 anos de idade, e casou-se com  César Vieira da Cunha, um dos filhos do Barão de Aymorés.

Confira a entrevista com o idealizador do projeto:

Valor do projeto

Ainda não é possível fazer esta estimativa. Todas essas fases serão executadas por equipe de arquitetos e engenheiros a serem contratados para o detalhamento e orçamentação do projeto por quem for executá-lo. O projeto será detalhado em três fases, como por exemplo, a idéia original que foi apresentada por mim em vídeo de um projeto arquitetônico, modelo 3D e detalhamento do projeto, que consiste, a princípio, em Projetos de arquitetura, hidrossanitário, instalações elétricas, ar condicionado, internet, captação e armazenamento de água  e a fase da orçamentação.

Área construída

A área a ser construída, em relação ao Casarão propriamente dito, gira em torno de 1600 m². Existem outras áreas que estamos planejando, que são:pousadas, polo esportivo. Os investimentos previstos para essas áreas serão definidas pela iniciativa privada de acordo com orçamento dos projetos a serem apresentados.

O projeto

O Projeto é constituído, basicamente, de uma galeria de artes, administração, museu, restaurante, toilette feminino, lojas, área de teatro e música.

“Cereja do bolo”

O resgaste histórico de um Casarão que foi construído entre 1870 e 1873, o forte impacto cultural para a cidade de Nova Venécia e o boom turístico em uma das regiões mais bonitas da cidade de Nova Venécia. Além disso, vai desenvolver o agroturismo e tornar-se um forte gerador de empregos na região, uma das coisas de que o nosso país mais precisa, e o que, para mim, é o fator mais importante e que mais me orgulha.

Significa

Além do resgaste histórico e cultural para o município, mencionado acima, haverá um implemento significativo no turismo em uma das mais belas regiões da cidade – entorno da Pedra do Elefante – e, consequentemente, um grande desenvolvimento para o município.

Sugimento

Tudo começou com a Banda UH, um dos marcos culturais da nossa cidade, quando comecei a fazer uns vídeos das suas apresentações . Formei o grupo “Histórico da Banda UH” com a intenção de, em três semanas, fazer o lançamento de três vídeos da banda. Só que os participantes desse grupo, quase todos nossos amigos de longa data de Nova Venécia, inclusive da época de infância e juventude, começaram a se falar, relembrar o passado, e ele acabou virando uma espécie de ponto de encontro e reencontro e reativando laços antigos e fortes de amizade. Com isso, o grupo, inicialmente criado para ser extinto em três semanas, permanece até hoje, cada dia mais unido e animado. Acontece que, em um desse vídeos, fiz uma reconstituição da Cabana Purunga, construída em 1971. Em outro, com os integrantes da Banda UH, coloquei fotos do antigo Casarão do Barão de Aymorés, o que gerou diversos comentários, inclusive sobre o porquê de não reconstruí-lo. Aquilo ficou na minha cabeça até que, um dia, resolvi iniciar o projeto, sem saber no que ia dar, e acabei desenhando um protótipo do casarão original, baseado em fotos e minhas lembranças de infância.

Prazo de construção

Após o detalhamento do projeto e o levantamento dos recursos necessários para sua construção, é que poderá ser estimado o tempo de construção do projeto.

Inspiração

Quando eu tinha entre 9 e 13 anos, passava férias no antigo casarão e, com base em minhas lembranças de como ele era e de posse de uma foto que tenho do casarão, fui fazendo o projeto. Uma outra ajuda que tive foi ao assistir um pequeno trecho do filme  “Sagarana, o Duelo”. Trata-se de mais ou menos um minuto do filme que se passa no interior do casarão.

Confira outras imagens do Projeto:

Fonte: Daniel Ferrari / redenoticiaes

Leia mais

Com mais de meio século de carreira, Beth Carvalho morre aos 72 anos

A cantora e compositora Beth Carvalho morreu nesta terça-feira (30), no Rio de Janeiro, aos 72 anos. Ela estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em...

Banestes promove ações de conscientização em apoio à Semana da Segurança Digital

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realiza, entre este domingo (25) até o próximo dia 31 de outubro, a segunda edição da Semana da...

PF investiga no Espírito Santo suspeita de desvio de mais de R$ 2 milhões da Santa Casa de Santana do Livramento

Policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão no estado e no Espírito Santo. PF apura irregularidades que teriam sido cometidas pelo instituto...

INSS: Bancos vão renovar prova de vida por procuração

A autenticação pode ser feita quando apresentada procuração,...

Leia também

Polícia descobre barbearia de fachada que abrigava boca de fumo no ES

Polícia descobriu barbearia de fachada que abrigava boca...

SAÚDE BUCAL: MS credencia 1,8 mil equipes para atuar com horário diferenciado

As primeiras Equipes de Saúde Bucal com carga horária diferenciada começam a ser credenciadas pelo Ministério da Saúde. A iniciativa marca o Dia Nacional...