Projeto de estudantes da Rede Estadual de combate e prevenção à Covid-19 é premiado em feira nacional

Compartilhe

Com o projeto Painel Inteligente, estudantes de Robótica Educativa do Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) conquistaram três premiações na 19ª Feira Brasileira de Engenharia (Febrace), sendo elas: o Prêmio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), o Prêmio Destaque Unidades Federação do Espírito Santo e também o 4º lugar nacional na área de Ciências da Saúde.

Os estudantes Ana Luisa Marinato Aguiar Alves e João Arthur Andreatta Subtil, sob a orientação do professor Aluisio Rabello de Oliveira Neto, criaram um protótipo com o objetivo de contribuir com os cuidados e a prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19) nas escolas. O chamado Painel Inteligente afere a temperatura e taxa de oxigênio.

“O protótipo é capaz de falar: ‘Sua temperatura está ok’ ou ‘Cuidado, sua temperatura está acima de 37,5 C’, de forma rápida, e ainda fazer aferição da taxa de oxigênio no sangue, por meio do oxímetro, e no final de todo o processo, ainda higieniza sua mão”, explicou o professor Aluisio Rabello de Oliveira Neto.

Com as conquistas, Ana Luisa Marinato Aguiar Alves, João Arthur Andreatta Subtil e o professor Aluisio Rabello de Oliveira Neto receberão, via Correios, medalhas e certificados.

O projeto foi selecionado como finalista entre os 1.250 projetos inscritos na 19ª Feira Brasileira de Engenharia (Febrace) e foi um dos quatro projetos selecionados no Estado do Espírito Santo.

Sobre o projeto:

O Painel Inteligente tem a proposta de integrar em uma só tecnologia um painel que por si próprio é um item de segurança indispensável no combate à Covid-19 dentro das escolas.

O Painel não requer pessoal operacional adicional. Seu objetivo é verificar se tem algum aluno entrando na escola com temperatura acima de 37,5ºC e se os níveis de oxigênio no sangue estão abaixo de 90%. Para isso, usamos os conceitos físicos de difração da luz, radiação emitida pelos corpos, lente óptica usada para amplificação em sensores e o comportamento do feixe de luz através do dedo.

Assista o vídeo de apresentação do projeto: https://www.youtube.com/watchv=aAdx86NXELQ

Assista a cerimônia de premiação:

1ª Parte: https://youtu.be/rJNsxH84VSI

2ª Parte: https://youtu.be/IGpjIoWgU-8

Leia também

Sisu: Inscrições da segunda edição de 2022 começam nesta terça (28)

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas a partir desta terça-feira...

Após doação, mãe de Nova Venécia reencontra filha depois de 53 anos

  Foram mais de cinco décadas sem nenhum contato, até que veio a descoberta e, a moradora do bairro...

Prefeitura de Barra de São Francisco abre espaço com computador para quem precisa fazer inscrição no Concurso Público

  A Prefeitura de Barra de São Francisco instalou esta semana, um computador no prédio do centro da cidade,...

Unidades de Farmácias Cidadãs Estaduais vão ter atendimento especial nesta quinta-feira (30)

  Em virtude do treinamento sobre atualização de sistemas e a necessidade de participação de todos os profissionais atuantes...

Servidores seguem com cuidados especiais em ruas de Barra de São Francisco

Servidores da secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, estão em ação nesta...

PRESIDENCIÁVEIS: Cuidado social, parceria com a iniciativa privada e economia verde formam o tripé da proposta de governo de Simone Tebet

Pré-candidatos à presidência da República apresentaram suas propostas de governo em diálogo promovido pela Confederação Nacional da Indústria...

Taxa de desemprego fica abaixo de 10% no Brasil, menor nível desde 2015

LEONARDO VIECELI RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,8% no...

Governo deve impedir preços abusivos de fertilizantes, defende autor de proposta de fiscalização

Em entrevista ao portal Brasil61.com, o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) afirma que o governo precisa impedir preços...