Projeto de deputado Enivaldo quer proibir apreensão de veículo por atraso no pagamento do IPVA

Começou a tramitar na Assembleia projeto para proibir a apreensão de veículos por causa de atraso do pagamento do IPVA e nos casos em que o certificado de registro e licenciamento estiver vencido. Na mudança, a matéria do deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) propõe ainda a inscrição do devedor em órgãos de proteção ao crédito.

O Projeto de Lei (PL) 446/2020 pretende alterar a Lei 6.999/2001, reconhecendo a cobrança obrigatória do imposto, mas desvinculando o atraso no pagamento à apreensão do veículo.

Na proposta, o parlamentar ressalta que súmulas do Supremo Tribunal Federal (STF) apresentam o entendimento da Corte sobre a inconstitucionalidade da apreensão de veículo em função do atraso ou não pagamento do IPVA, não sendo também admitida a apreensão pelo fato do licenciamento encontrar-se vencido, tendo em vista que na prática a liberação do licenciamento está condicionada à quitação de todos os débitos do veículo.

“Reconhecemos a importância dos pagamentos em dia dos tributos, apoiamos o Estado no sentido de não ‘abrir mão’ da cobrança de valores previstos em lei, mas defendemos que todos os procedimentos devam estar de acordo com o previsto na Lei Maior deste Pais que é a Constituição Federal”, explica o parlamentar.

O presidente Erick Musso (Republicanos) despachou o projeto para análise da Comissão de Constituição e Justiça, que é presidida pelo deputado Fabrício Gandini (Cidadania) e da Comissão de Finanças, que é comandada por Euclério Sampaio (DEM).

Havia um pedido de urgência para a tramitação do projeto, porém o documento não foi lido na sessão desta quarta-feira (19) e deve entrar em pauta na próxima semana.

Fonte: tribunaonline

 

Leia mais

Deputados Renzo e Raquel Lessa estão internados com Coronavírus

Renzo Vasconcelos (Progressistas) e Raquel Lessa (Pros) contraíram o vírus. Informação foi divulgada no perfil do...

Prefeito de Água Doce do Norte, Paulo Márcio está internado em uma UTI de Colatina

Paulo Márcio recebendo soro em sua residência antes de ser internado. O prefeito municipal de Água Doce do Norte, Paulo Márcio Leite Ribeiro deu entrada...

Seis casos confirmados de coronavírus em Nova Venécia nesta quinta-feira (21)

Nova Venécia bateu um recorde triste nesta quinta-feira...

Casagrande confirma 94 novos casos de coronavírus e mais um óbito no ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, confirmou, durante...

Leia também