A saúde do homem, com foco em doenças como o câncer de próstata, será o tema de uma palestra da médica de família, do Projeto Avivar, Aline Gama, na próxima terça-feira, 14, a partir das 14h, na sede do projeto, no bairro Nova Barra (Vaquejada). A palestra faz parte da campanha Novembro Azul e lembra o Dia Internacional do Homem, que é comemorado em mais de 40 países no dia 19 de novembro.
No dia 21, outra terça-feira, haverá nova ação, desta vez voltada para a estética masculina. Serão ofertados cuidados estéticos como corte de barba e cabelo com 15 vagas por dia.
+ Sobre o Dia Internacional do Homem
O Dia Internacional do Homem é um evento celebrado no dia 19 de novembro de cada ano em diversos países do mundo, desde 1999. No Brasil, o Dia do Homem é comemorado em 15 de julho, desde 1992.
As comemorações internacionais foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais (University of the West Indies), de Trinidad e Tobago, que escolheu essa data por ser o aniversário de seu pai e também porque, nesse dia, em 1989, o de futebol de seu país foi pela primeira vez classificado para a Copa do Mundo, o que foi um fator de união para o povo. Entretanto, a data não é listada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
É uma ocasião para celebrar as contribuições dos homens para seus países, para a sociedade, a comunidade, a vizinhança, a família, o casamento e o cuidado com os filhos O objetivo mais amplo da comemoração é promover os valores humanitários básicos.
Desde a década de 1960 houve pressão para que se criasse uma data para essa comemoração, inclusive por uma questão de igualdade de gêneros, já que o Dia Internacional da Mulher era comemorado desde 1909. Alegava-se que as contribuições masculinas para a humanidade também merecem um dia próprio para serem celebradas, sem necessariamente qualquer analogia com o Dia Internacional da Mulher. Vários países, como Canadá, França, Estados Unidos, Colômbia, Rússia, e China fizeram celebrações tentativas, cada qual esperando ser seguido por outras nações. Principalmente por divulgação insuficiente, essas tentativas não tiveram continuidade.