Projeto Avivar oferece aulas gratuitas de Zumba em Barra de São Francisco; veja como participar

Compartilhe

Quem quer manter a forma tem uma ótima opção em Barra de São Francisco e sem qualquer custo. Isto porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Projeto Avivar, oferece aulas de Zumba, onde os participantes fazem exercícios físicos aeróbicos baseados em movimentos de danças latinas.

As aulas acontecem na Praça Municipal Arlindo Pinto da Costa, todos os sábados, a partir das 17h30, sob responsabilidade da professora Bety.

A Zumba é um exercício físico aeróbico baseado em movimentos de danças latinas, como o Merengue, o Samba, a Salsa e o Reggaeton

A professora explica que a Zumba é um exercício físico aeróbico baseado em movimentos de danças latinas, como o Merengue, o Samba, a Salsa e o Reggaeton, sendo bastante popular em academias e estúdios de dança do mundo inteiro, já que, além de ser considerada uma atividade fitness, é também praticada como um estilo de dança. “Esse mix de dança e exercícios ajuda na perda de peso, alivia o estresse, aumenta a flexibilidade e melhora a coordenação motora”, explica Bety.

A coordenadora do Projeto Avivar, professora de educação física Cleidimar de Almeida Resende (Cleidinha), destaca que a aula de Zumba foi implantado com o objetivo de promover lazer e cidadania, com atividades abertas ao público. “É uma atividade aberta a todos e uma ótima oportunidade para se divertir e ainda praticar uma atividade física que vai colaborar para uma melhor qualidade de vida”, enfatiza Cleidinha.

Projeto Avivar

A prefeitura de Barra de São Francisco realizou a aula inaugural do Projeto Avivar na sexta-feira dia 11, no audiório da Câmara Municipal, com a presença dos alunos inscritos, responsáveis pelo projeto, e o Sercretário Municipal de Saúde, Elcimar Alves de Souza, que representou o prefeito Enivaldo dos Anjos no evento.

Em uma cerimônia rápida, a bacharel em Educação Física e personal trainer, Cleidmar Rezende, a Cleidinha, coordenadora do programa, fez uma breve explanação sobre o Avivar, lembrando que o mesmo já existia em Barra de São Francisco – com outro nome – e ficou paralisado por algum tempo na atual gestão para ser reestruturado.

“O programa de atenção aos idosos agora volta com mais força, com mais profissionais agreagados. Teremos um grupo de profissionais como nutricionista, psicólogo, assistente social e médico e também fizemos convênio com duas academias de ginástica, onde os idosos poderão fortalecer os músculos”, explica.

Cleidinha destacou a importância da prática de exercícios para fortalecimento da musculatura, lembrando que, a partir de certa idade as pessoas vão perdendo massa muscular e, com os músculos fracos, correm maior risco de sofrer quedas.

O secretário Elcimar lembrou que “um dos diferenciais do novo programa é que ele agora existe em caráter definitivo, já que foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, uma lei que o regulamenta. Outros gestores que sucederem o atual prefeito não terão dificuldade nenhuma em tocar o projeto”.

Médico e sede

Os idosos contam com um médico próprio, Eduardo Jório, que atende até 100 consultas mensais aos idosos e faz requisição dos exames necessários. “Com esse formato, os idosos, que já têm prioridade no atendimento à sua saúde, agora terão mais rapidez, já que todos os exames requisitados pelo programa terão prioridade dentro do sistema”, informou o secretário Elcimar Alves de Souza.

O secretário anunciou ainda que já foi adquirido um imóvel amplo no bairro Nova Barra (Vaquejada), onde os idosos vão praticar a maioria das atividades e terão espaço para convívio diário.

O objetivo do Programa Avivar é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

“A psicologia voltada para a terceira idade busca promover o bem estar dos idosos, auxiliando no enfrentamento de mudanças emocionais, psíquicas, físicas e sociais que acompanham o processo de envelhecimento. Nem sempre é fácil assimilar e aceitar as transformações. O acompanhamento psicológico possibilita que o indivíduo se abra às novas possibilidades oferecidas por essa fase da vida, e é fundamental que ele entenda as perdas e os ganhos e que reaja positivamente às mudanças ocorridas no processo de envelhecimento”, explica a psicóloga do projeto, Nathália Gama.

Além de ofertar atividades preventivas de saúde, realizadas nas academias Boa Forma e Barra Fitness, e também no Clube Vale do Sol e Escola Municipal João Bastos, dentro do programa os idosos também contam com acesso à assistência social e consultas médicas com clínico geral, além de consultas com especialistas de geriatra, reumatologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e outras.

Para melhor desenvolver o programa a Secretaria Municipal de Saúde pode articular-se com outras secretarias do Executivo, especialmente as Secretarias da Mulher, Habitação e Assistência Social, Esporte e Lazer  e Secretaria de Cultura e Turismo.

Até o momento 380 idosos realizaram inscrição. Ao ingressar no programa, o idoso preenche cadastro com os dados pessoais e dados relativos à saúde e uso de medicação. E antes de iniciar as atividades físicas e recreativas, o idoso participante é submetido a avaliação médica para elaboração de laudo de aptidão.

Os idosos – de 60 anos acima – que desejarem participar do Programa Avivar, podem realizar inscrição na Secretaria Municipal de Saúde, ao lado da lanchonete ‘Jajá Lanches’, na rua Deolindo Dazílio, na segunda e na terça das 8h às 11h e das 13h às 17h, e de 13h às 16h nas quartas, quinta e sexta-feiras.

É preciso apresentar os seguintes documentos:  

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Cartão SUS e;
  • Comprovante de residência.

O idoso também deve informar o número de telefone pessoal e de mais dois contatos e nome dos remédios de uso contínuo.

Está prevista ainda a retomada dos passeios turísticos pelo Espírito Santo.

Modalidades ofertadas

Hidroginástica: Clube Vale do Sol
Aerobica: Escola Municipal João bastos
Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma

Profissionais que irão trabalhar no Projeto Avivar

Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende
Professor de Educação Física: José Augusto Alves
Médico: Eduardo Jório Machado
Enfermeira: Bárbara Algusta Flausino
Psicóloga: Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues
Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara
Nutricionista: (a contratar)

Leia também

Reconstrução da passarela do bairro Vila Landinha em Barra de São Francisco será entregue nos próximos dias

Falta poucos detalhes para que a reconstrução da passarela sobre a ponte do bairro Vila Landinha, e por...

“Temos a obrigação de servir”, diz prefeito Enivaldo dos Anjos ao inaugurar ‘Sopão Popular’ no bairro Irmãos Fernandes

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, visivelmente emocionado, fez um discurso na noite desta...

Beach tenista Denise Porto é a convidada do Sem Censura desta segunda

O programa Sem Censura desta segunda-feira (23) recebe a vice-presidente da Federação Brasiliense de Tênis e Beach Tennis,...

Rubens Barrichello chega aos 50 na ativa e vê família perpetuar legado

Aos 50 anos, celebrados nesta segunda-feira (23), Rubens Barrichello continua acelerando. Não mais na Fórmula 1, maior categoria do automobilismo...

Os números

Já se falou que números não mentem. Decidi, assim, recolher alguns deles para melhor compreender nossas realidade e...

Serviço de bordo em voos nacionais começa a ser retomado neste domingo

As companhias aéreas que operam voos domésticos no país – Azul, Gol e Latam – voltarão a oferecer serviço de...