Projeto Avivar inicia consultas médicas para idosos em Barra de São Francisco

Compartilhe

Médico Eduardo Jório em atendimento a paciente

O Projeto Avivar lançado recentemente pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), na Câmara Municipal de Barra de São Francisco, já começou a atender dentro do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Projeto Avivar), onde eles têm uma série de vantagens, como as consultas e academia de ginástica gratuitas, entre outros benefícios.

As consultas já estão sendo realizadas pelo médico Eduardo Jório, contratado pela prefeitura de Barra de São Francisco, para atender os idosos. As consultas começaram nesta quarta (16), e se estenderá até esta quinta-feira (17), a partir das 17 horas, na unidade de saúde do bairro Bambé. De acordo com o prefeito, serão 100 consultas ao mês. A coordenadora do projeto é a bacharel em Educação Física e personal trainer, Cleidmar de Almeira Resende (Cleidinha).

“O programa de atenção aos idosos voltou com mais força, com mais profissionais agreagados. Teremos um grupo de profissionais como nutricionista, psicólogo, assistente social e médico e também fizemos convênio com duas academias de ginástica, onde os idosos poderão fortalecer os músculos”, explica.

Cleidinha destacou a importância da prática de exercícios para fortalecimento da musculatura, lembrando que, a partir de certa idade as pessoas vão perdendo massa muscular e, com os músculos fracos, correm maior risco de sofrer quedas. “Começamos com atividades físicas e atendimento médico, e os tradicionais passeios e eventos em datas comemorativas serão realizadas em breve”, disse Cleidinha.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que esteve representando o prefeito Enivaldo dos Anjos na cerimônia, salientou que o programa de atenção aos idosos ficou inativo por um longo período e volta com uma ‘roupagem melhor’, com foco na atenção integral à saúde física e mental da terceira idade.

“Um dos diferenciais do novo programa é que ele agora existe em caráter definitivo, já que foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, uma lei que o regulamenta. Outros gestores que sucederem Enivaldo não terão dificuldade nenhuma em tocar o projeto”, observa.

Leia também

Portaria do INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Diário Oficial da União de hoje (29) detalha regras e procedimentos...

Espírito Santo tem vagas de estágio abertas com bolsas de até R$ 1.000

  O Espírito Santo tem vagas de estágio abertas para os níveis médio, técnico e superior. As bolsas de estágio...

Jaguaré vai construir três novas Unidades Básicas de Saúde

  A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a construção de mais três Unidades Básicas...

INDICADORES: Preço do café arábica aumenta nesta sexta-feira (1º)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a sexta-feira (1º) com aumento de 0,72% no preço...

Transferência do capixaba Richarlison renderá quase R$ 2 milhões ao clube que o revelou

O América-MG está atento à transferência do atacante Richarlison do Everton para o Tottenham. Isso, porque o clube mineiro tem direito...

Conheça os campeões dos Campeonatos de Futsal de Nova Venécia

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Esportes, realizou quatro competições de futsal, que contou...

Brasileiro que morreu na Itália é enterrado no Espírito Santo

O brasileiro Alexsandro Tonn Loose, de 30 anos, que morreu durante o primeiro dia de trabalho em uma...