Projeto Avivar implanta núcleo em Vargem Alegre

Compartilhe

O Projeto Avivar, implantado há cerca de quatro meses em Barra de São Francisco inaugurou nesta terça-feira, 21, mais um núcleo do projeto, agora no distrito de Vargem Alegre. Há cerca de um mês o projeto, que já agrega mais de 350 participantes cadastrados, inaugurou um núcleo no distrito de Monte Senir.

“Ontem nossa equipe esteve reunida com a comunidade de Vargem Alegre e ficou estabelecido que teremos atividades de aeróbica e zumba no distrito todas as sextas-feiras, às 18h, começando já na próxima”, informa a coordenadora geral, Cleidimar de Almeida Rezende, a Cleidinha.

Ela salienta ainda que, de 15 em 15 a equipe multidisciplinar do projeto estará prestando atendimento aos idosos do distrito.

“A intenção é oferecer os serviços do projeto lá mesmo e, mais tarde, expandir para outros distritos, sempre contando com nossa equipe multiprofissional”, comenta.

Sobre o Avivar

O objetivo do Programa Avivar é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

“A psicologia voltada para a terceira idade busca promover o bem estar dos idosos, auxiliando no enfrentamento de mudanças emocionais, psíquicas, físicas e sociais que acompanham o processo de envelhecimento. Nem sempre é fácil assimilar e aceitar as transformações. O acompanhamento psicológico possibilita que o indivíduo se abra às novas possibilidades oferecidas por essa fase da vida, e é fundamental que ele entenda as perdas e os ganhos e que reaja positivamente às mudanças ocorridas no processo de envelhecimento”, explica a psicóloga Nathália Gama, que atende no projeto.

Além de ofertar atividades preventivas de saúde, que serão realizadas nas academias Boa Forma e Barra Fitness, e também no Clube Vale do Sol e Escola Municipal João Bastos, dentro do programa os idosos também tem acesso à assistência social e consultas médicas com clínico geral, além de consultas com especialistas de geriatra, reumatologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e outras.

Até o momento mais de 350 idosos realizaram inscrição. Ao ingressar no programa, o idoso preenche cadastro com os dados pessoais e dados relativos à saúde e uso de medicação. E antes de iniciar as atividades físicas e recreativas, o idoso participante será submetido a avaliação médica para elaboração de laudo de aptidão.

Os idosos – de 60 anos acima – que desejarem participar do Programa Avivar, podem realizar inscrição na Galeria Surdine, ao lado Banestes, em frente à praça Arlindo Pinto da Costa das 8h às 11h e das 13h às 17h, e de 13h às 16h de segunda a sexta-feira e aos sábados, no final da tarde, nas aulas de zumba na praça.

É preciso apresentar os seguintes documentos:  

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Cartão SUS e;
  • Comprovante de residência.
  • O idoso também deve informar o número de telefone pessoal e de mais dois contatos e nome dos remédios de uso contínuo.

“A finalidade do projeto Avivar é também promover e incentivar a prática regular de exercícios físicos dos nossos idosos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e promover o bem estar físico, social e mental com a liberação de hormônios do bem estar, como endorfina, melatonina, serotonina e dopamina. Quanto mais ativo se torna os idosos, mais benefícios e segurança eles terão na execução das suas atividades diárias, como levantar-se, vestir-se, tomar banho, caminhar, entre outras práticas diárias”, explica a coordenadora do projeto, Cleidinha.

Modalidades que são ofertadas 

  • Hidroginástica e natação: Clube Vale do Sol
  • Aeróbica e zumba: Escola Municipal João Bastos e praça Arlindo Pinto da Costa
  • Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma

Profissionais do Projeto Avivar 

  • Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende
  • Professor de Educação Física: José Augusto Alves
  • Professor de Educação Física: Paulo Roberto dos Reis Júnior
  • Professor de Educação Física: André Keller
  • Médico: Eduardo Jório Machado
  • Médica da Família: Aline Simões Gama
  • Enfermeira: Bárbara Flausino
  • Psicóloga: Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues
  • Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara
  • Nutricionista: Arlete Pereira de Souza

Leia também

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta segunda-feira (27)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (27) com alta de 0,36% e o produto...

Protestos no Equador viram gatilho para processo de destituição do presidente

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Parlamentares do Equador continuam analisando neste domingo (26) pedido de afastamento do presidente...

Saúde da Mulher: O que é o serviço de planejamento familiar no SUS?

O planejamento familiar, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consiste em um conjunto de ações preventivas e...

Embriagado acaba preso após tentar atropelar PM que reagiu com tiro nem Mantenópolis

Um homem de 36 anos que conduzia um veículo Gol de cor cinza foi preso na noite deste...

Luva de Pedreiro desabafa, anuncia pausa nos vídeos e preocupa fãs

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Iran Ferreira, mais conhecido como Luva de Pedreiro nas redes sociais, deixou seus...

Barra de São Francisco fica em segundo nos Jogos Escolares do Espírito Santo em Guarapari

A seleção de futsal juvenil feminina representando o município de Barra de São Francisco nos Jogos Escolares do...