Projeto Avivar é lançado com promessa de revolução no atendimento à saúde do idoso

Compartilhe

O servidor municipal Fernando Souza, 66 anos, presente nesta sexta-feira, 11, na Câmara Municipal para o lançamento do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Projeto Avivar), conta que decidiu entrar para o programa por ter observado uma série de vantagens, como as consultas e academia de ginástica gratuitas, entre outros benefícios.

“Ainda tenho sequelas da Covid-19 e, com certeza, dentro do programa terei mais facilidade em obter exames e consultas, além de assistência em outras áreas”, define.

Da mesma forma, a aposentada Onilda Ferreira, 74 anos, que esteve na Câmara com uma acompanhante, disse que estava entrando em um programa voltado para a terceira idade pela primeira vez, por causa da oportunidade de fazer exercícios, conviver com outras pessoas da sua idade e ter assistência médica mais rápida. Divorciada, dona Onilda disse acreditar que o programa vai mudar para melhor a sua vida.

Em uma cerimônia rápida, a bacharel em Educação Física e personal trainer, Cleidmar Rezende, a Cleidinha, que vai coordenar o programa, fez uma breve explanação sobre o Avivar, lembrando que o mesmo já existia em Barra de São Francisco – com outro nome – e ficou paralisado por algum tempo na atual gestão para ser reestruturado.

“O programa de atenção aos idosos agora volta com mais força, com mais profissionais agreagados. Teremos um grupo de profissionais como nutricionista, psicólogo, assistente social e médico e também fizemos convênio com duas academias de ginástica, onde os idosos poderão fortalecer os músculos”, explica.

Cleidinha destacou a importância da prática de exercícios para fortalecimento da musculatura, lembrando que, a partir de certa idade as pessoas vão perdendo massa muscular e, com os músculos fracos, correm maior risco de sofrer quedas.

“Estou ansiosa para começar o programa, vamos fazer com que ele aconteça de forma perfeita e teremos, além das atividades físicas e atendimento médico, os tradicionais passeios e eventos em datas comemorativas”, concluiu.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que esteve representando o prefeito Enivaldo dos Anjos na cerimônia, salientou que o programa de atenção aos idosos ficou inativo por um longo período e volta com um ‘roupagem melhor’, com foco na atenção integral à saúde física e mental da terceira idade.

“Um dos diferenciais do novo programa é que ele agora existe em caráter definitivo, já que foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, uma lei que o regulamenta. Outros gestores que sucederem Enivaldo não terão dificuldade nenhuma em tocar o projeto”, observa.

Médico e sede

Elcimar destacou ainda que os idosos terão um médico próprio, Eduardo Jório, que atenderá até 100 consultas mensais aos idosos e fará requisição de exames necessários. “Com esse formato, os idosos, que já têm prioridade no atendimento à sua saúde, agora terão mais rapidez, já que todos os exames requisitados pelo programa terão prioridade dentro do sistema”.

O secretário anunciou ainda que já foi adquirido e será pago na próxima semana, um imóvel amplo no bairro Nova Barra (Vaquejada), onde os idosos vão praticar a maioria das atividades e terão espaço para convívio diário.

Logo após a fala do secretário, a cerimônia foi encerrada com distribuição de brinde (cooler), além de suco e lanche para todos os presentes.

Sobre o Avivar

O objetivo do Programa Avivar é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

“A psicologia voltada para a terceira idade busca promover o bem estar dos idosos, auxiliando no enfrentamento de mudanças emocionais, psíquicas, físicas e sociais que acompanham o processo de envelhecimento. Nem sempre é fácil assimilar e aceitar as transformações.

O acompanhamento psicológico possibilita que o indivíduo se abra às novas possibilidades oferecidas por essa fase da vida, e é fundamental que ele entenda as perdas e os ganhos e que reaja positivamente às mudanças ocorridas no processo de envelhecimento”, explica a psicóloga Nathália Gama, que irá atender no projeto.

Além de ofertar atividades preventivas de saúde, que serão realizadas nas academias Boa Forma e Barra Fitness, e também no Clube Banestes e Escola Municipal João Bastos, dentro do programa os idosos também terão acesso à assistência social e consultas médicas com clínico geral, além de consultas com especialistas de geriatra, reumatologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e outras.

Para melhor desenvolver o programa a Semus poderá articular-se com outras secretarias do Executivo, especialmente as Secretarias da Mulher, Habitação e Assistência Social (Shemas), Esporte e Lazer (Semel) e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

Até o momento 175 idosos realizaram inscrição. Ao ingressar no programa, o idoso preenche cadastro com os dados pessoais e dados relativos à saúde e uso de medicação. E antes de iniciar as atividades físicas e recreativas, o idoso participante será submetido a avaliação médica para elaboração de laudo de aptidão.

Os idosos – de 60 anos acima – que desejarem participar do Programa Avivar, podem realizar inscrição na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ao lado da lanchonete ‘JáJá Lanches’, na rua Deolindo Dazílio, na segunda e na terça das 8h às 11h e das 13h às 17h, e de 13h às 16h nas quartas, quinta e sexta-feiras.

É preciso apresentar os seguintes documentos:

Carteira de Identidade;

CPF;

Cartão SUS e;

Comprovante de residência.

O idoso também deve informar o número de telefone pessoal e de mais dois contatos e nome dos remédios de uso contínuo.

“A finalidade do projeto Avivar é também promover e incentivar a prática regular de exercícios físicos dos nossos idosos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e promover o bem estar físico, social e mental com a liberação de hormônios do bem estar, como endorfina, melatonina, serotonina e dopamina. Quanto mais ativo se torna os idosos, mais benefícios e segurança eles terão na execução das suas atividades diárias, como levantar-se, vestir-se, tomar banho, caminhar, entre outras práticas diárias”, explica a coordenadora do projeto, Cleidimar de Almeida Resende.

Está prevista ainda a retomada dos passeios turísticos pelo Espírito Santo.

Modalidades que serão ofertadas

Hidroginástica: Clube Banestes
Aerobica: Escola Municipal João bastos
Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma

Profissionais que irão trabalhar no Projeto Avivar

Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende
Professor de Educação Física: José Augusto Alves
Médico: Eduardo Jório Machado
Enfermeira: Bárbara Algusta Flausino
Psicóloga: Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues
Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara
Nutricionista: (a contratar).

Leia também

Inscrições abertas para o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco - ES, no uso de suas atribuições legais, torna público...

Relembre o assassinato de Daniella Perez, que completa 30 anos e que mudou o país

GUILHERME GENESTRETI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Naquele verão de janeiro de 1993, o Nirvana, então mais importante...

Sem sustos, Cruzeiro derrota o Vila Nova e chega à 12 vitórias na Série B

LOHANNA LIMA  BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) - O confronto entre líder e lanterna da Série B do Brasileiro...

Polêmica com Pabllo Vittar e Zé Felipe tem troca de farpas e até hashtag

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Num tom irônico, a cantora Pabllo Vittar fez críticas ao YouTube, questionando o...

Número de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021

Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% entre os anos de 2020 e 2021, revelou hoje (28)...

EUA: americano come 63 cachorros-quentes em 10 minutos e vence concurso

Chestnut possa para foto antes da competição, com 76 hot dogs numa bandeja. — Foto: AP Photo/Julia Nikhinson O...

Barra de São Francisco recebe mais um cortador de grama, 100 colchonetes e 50 bastões

A prefeitura de Barra de São Francisco, conseguiu junto a SESPORTE (Secretaria de Estado de Esportes), do governo...