Projeto Alimentar de Barra de São Francisco já forneceu mais de 25 mil marmitex

Criado pela prefeitura municipal de Barra de São Francisco, em 29 de março de 2021, o Centro de Apoio Alimentar em menos de dois meses, ou seja, até o dia 14/05/2021, já serviu 25.104 (Vinte Cinco Mil Cento e Quatro) marmitex, as famílias carentes. Esse projeto foi criado devido a pandemia do coronavírus, que até este domingo, 16/05/2021, 180 pessoas morreram com a doença.

Neste período muitas famílias estavam em dificuldade até para o sustento do dia a dia, mas a prefeitura preocupada com o social criou o Projeto que é o Centro de Apoio Alimentar, que inclusive tem sido elogiado pelos segmentos sociais de Barra de São Francisco.

A iniciativa de oferecer alimentação as famílias carentes, é da prefeitura de Barra de São Francisco, inclusive é fornecido de segunda a sexta feira.

É obrigatório o uso de máscaras ao chegar no local para pegar o alimento. É feito também higienização nas mãos das pessoas que chegam para pegar o marmitex. Nesta segunda feira (17), a Secretaria de Limpeza e Serviços com o carro pila e servidores lavaram toda área para higienização do local para garantir segurança a todos.

Produção do Hortão Municipal chega ao Centro de Apoio Alimentar

Na última segunda feira (10), funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura, da prefeitura de Barra de São Francisco, recolheram verduras produzidas no Hortão Municipal no Polo Industrial, e levadas para o Centro de Apoio Alimentar, que é servida as famílias carentes.

O Hortão Municipal foi criado no início da administração do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), com o objetivo de proporcionar segurança alimentar às famílias durante a pandemia do coronavírus.

De acordo Wander Onofre, que está respondendo pela secretaria interinamente, estão sendo colhidas couve, pepino, cebolinha verde e abobrinha. Em breve será colhido quiabo, beterraba, alface, mandioca, jiló, repolho, berinjela, mostarda, brócolis, cenoura, batata doce, pimentão, agrião, coentro, entre outros.

Implantado na segunda quinzena de janeiro, o Hortão municipal ocupa uma área de 2.660 metros quadrados, e está localizada no Polo Industrial. Toda produção será destinada ao Centro de Apoio Alimentar, que todos os dias fornece refeições (marmitex), para as pessoas carentes.

De acordo com Wander Onofre, o grande diferencial do Hortão Municipal de Barra de São Francisco é que a maneira técnica de plantar e cuidar não poluem a terra e a água não contaminam as plantas, nem os plantadores e consumidores.

“Toda a produção é sem defensivos químicos e só usaremos adubos orgânicos. Queremos qualidade com saúde”, afirmou o secretário municipal de Agricultura interino Wander Onofre.

Plantas Medicinais

Outra boa notícia dada pelo Secretário interino Wander Onofre, é a de que em breve terá plantas medicinais para atender as pessoas. Entre as plantas medicinais estão, pés de babosa, capim santo, capim cidreira, cana de macaco, hortelã pimenta, saião, boldo, carqueja e bertalha.


Leia mais

Leia também