Programa Wi-Fi Brasil chega ao interior de Minas Gerais

Programa Wi-Fi Brasil chega ao interior de Minas Gerais

Em Minas Gerais, são 537 antenas que recebem conexão do satélite geoestacionário brasileiro Foto: Ministério das Comunicações

O pequeno povoado de Conceição do Jacinto, localizado no nordeste de Minas Gerais, quase na divisa com a Bahia, será beneficiado com banda larga de alta velocidade, gratuita e ilimitada. Nessa quinta-feira (17), o Ministério das Comunicações instalou um novo ponto de conexão do programa Wi-Fi Brasil.

Mais de 400 pessoas serão beneficiadas no vilarejo onde o ponto de conexão foi instalado. Muitas delas são estudantes que, em tempos de Covid-19, podem conferir, pela palma da mão, materiais didáticos e ainda assistir a aulas.

O sinal de internet virá pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações, um equipamento de altíssima tecnologia, distante 36 mil quilômetros do nosso planeta, que abrange todo o território nacional e parte dos Oceanos Atlântico e Pacífico. No total, 12.715 pontos de Wi-Fi público e gratuito, iguais ao de Jacinto, estão espalhados pelo país. Mais da metade está localizado nos nove estados do Nordeste e a maioria – cerca de 9.500 – cobre escolas rurais.

Em Minas Gerais, são 537 antenas que recebem conexão do satélite geoestacionário brasileiro. Os pontos são instalados em parceria com a Telebras e têm um raio de alcance de aproximadamente 200 metros, com velocidade de 20 mega, e sem limite para o uso de dados. Isso é o suficiente para conversar com amigos, assistir a aulas on-line, acessar serviços públicos e bancários, por exemplo.

Leia mais

Leia também