Programa Refeição Amiga chega para complementar alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade

Compartilhe

A Prefeitura de Barra de São Francisco inaugurou na noite desta quarta-feira, 25, mais um importante programa social voltado para a alimentação de pessoas socialmente vulneráveis. O Programa Refeição Amiga vem para suplementar a alimentação das famílias carentes e vai servir uma sopa feita com produtos do Hortão Municipal e outros adquiridos pelo município ou doados por empresas da cidade.

Com a implantação do programa, as famílias em situação de vulnerabilidade social e financeira passam a contar com duas refeições diárias, o almoço, no Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani e o jantar (Sopão) no Programa Refeição Amiga, de segunda a sexta-feira.

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, visivelmente emocionado, fez um discurso onde abordou a questão da miséria, da fome e da divisão da sociedade entre ricos e pobres.

“Muita gente fala: ‘Eu acredito em Deus’, mas quando vê um mendigo na sua porta, liga pra polícia para mandar retirar”.

A frase veio logo após um início de conversa com as pessoas presentes ao evento, onde ele relatou que uma senhora disse a um dos vereadores presentes que a obra – o Programa Refeição Amiga – não valia nada, que iria tratar das pessoas para elas ficarem à toa.

“Penso que Deus está em todos os lugares, sabe de todas as coisas. O mundo aderiu à questão material como sua principal base de sustentação e orgulho, mas quanto vale a solidariedade, a espiritualidade?”

“Muitas pessoas só pensam no dinheiro, na própria família, mas não deveria ser assim, porque ninguém é melhor do que ninguém. Todos somos iguais e todos vamos para o mesmo lugar, pode ser bilionário, pode ser o Bill Gates, que vai ter câncer, vai ficar doente e, mesmo se não adoecer, vai chegar uma hora em que vai morrer”, afirmou.

“Quando a administração toma a decisão de prestar um serviço como esse, não estamos fazendo favor nenhum. Isso aqui é uma mão estendida e a Prefeitura é obrigada a fazer isso, o prefeito não está fazendo vantagem nenhuma. Servir é obrigação e nós, prefeito e vereadores, somos pagos para fazer isso” analisa.

E continua: “Administração não é só asfalto, calçamento, festa, futebol. Comida é saúde, quando você cuida das pessoas, quando você alimenta as pessoas que precisam, você evita a pior doença, que é a fome. O pastor – pastor Gilnei, que fez uma oração iniciando a solenidade – disse que que nós temos a obrigação de ser justos, de ajudar ao próximo.”

Refeição Amiga e Apoio Alimentar

Enivaldo destacou que um dos pilares da sua administração é exatamente proteger a sociedade mais vulnerável. Ele lembrou que, nos momentos mais difíceis da pandemia, tomou a decisão de criar o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, na subida para o bairro Colina, em parceria com a Primeira Igreja Presbiteriana, que cedeu o imóvel para o serviço.

“Lá são servidas mais de 600 refeições por dia e já chegamos a servir mil refeições em um dia. Agora temos esse novo serviço que vai servir uma sopa, no final da tarde, para todos que procurarem o Programa Refeição Amiga. Com isso, vamos oferecer duas refeições diárias às pessoas carentes.”

O Programa Refeição Amiga será coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), mas terá apoio de todas as demais secretarias e é um serviço alimentar voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Será servido um sopão de segunda a sexta-feira, na rua Capitão Antônio Lopes Tatagiba (Rua da Feira Livre), no antigo Pit Stop Lanches.

A escolha do local se deu para complementar o serviço do Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, que fica na rua Gumercindo Farias, na subida para o bairro Colina, e serve refeições (almoço), também de segunda a sexta-feira, para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para o morador de rua, Manoel, que esteve no local para tomar um prato de sopa, o prefeito Enivaldo dos Anjos tem demonstrado que gosta e cuida das pessoas carentes. “Ele faz de tudo para ajudar, arranja até serviço pra nós, dá comida, é um prefeito que não olha só pros ricos”, elogiou.

A solenidade contou com a presença de todos os secretários municipais e a maioria dos vereadores, que também puderam se manifestar e foram unânimes em reconhecer o trabalho social como um dos pontos fortes da atual administração.

Leia também

Bandidos furtam 200 Kg de pimenta-do-reino em Nova Venécia

Uma propriedade teve 200 quilos de pimenta-do-reino furtados durante a tarde desta quarta-feira (29), no interior de Nova...

Governo Federal lança serviço inédito de emissão de alertas de desastres em parceria com WhatsApp e Robbu

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, em parceria com o WhatsApp e...

Mulher morre após ser atropelada pelo próprio carro no Sul do Espírito Santo

Uma mulher morreu na madrugada deste domingo (3), após ser atropelada pelo próprio carro, na garagem da casa...

Brasil tem primeira alta mensal de mortes por Covid desde fevereiro

O Brasil registrou, em junho de 2022, 4.739 mortes pela Covid-19, em uma alta de 49,2% em relação...

Espírito Santo tem vagas de estágio abertas com bolsas de até R$ 1.000

  O Espírito Santo tem vagas de estágio abertas para os níveis médio, técnico e superior. As bolsas de estágio...

‘Pode ser sangue, parente, mas se fez tem que pagar’, diz tia de mãe presa suspeita de matar menino de 2 anos no Espírito...

Depois que os pais do menino Jorge Teixeira da Silva Neto, de dois anos, foram presos suspeitos de...

Francisquense Arlinda Rosa de Jesus comemora 100 anos de idade

https://ocontestado.com/wp-content/uploads/2022/07/VID-20220703-WA0017.mp4 Neste domingo, dia 03 de julho de 2022, a equipe do cerimonial LUGAR DE FESTA de Barra de...

ES: motorista confunde ré com acelerador e carro invade escritório de loja

  Um vídeo registrou o momento que um carro invadiu o escritório de uma loja, arrastou um sofá e,...