Programa Municipal de Qualificação Profissional é lançado em Jaguaré

Compartilhe

 

O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, sancionou, no último dia 07, a Lei 1.611, que institui o Programa Municipal de Qualificação Profissional de Jaguaré, o “Qualifica Jaguaré”. O programa tem a finalidade de implementar meios de oferecer qualificação profissional, objetivando a possibilidade de trabalho digno inserindo ou redirecionando as pessoas no mercado de trabalho.

A Prefeitura irá executar o Programa por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as secretarias de Educação e de Assistência Social, e buscará oferecer, entre outras iniciativas, melhoria do nível de escolaridade através de políticas públicas, inclusão social com acesso à tecnologia e à informação, capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho e reinserção ao mercado de trabalho e formação intelectual, técnica e cultural.

Crescimento com credibilidade

O Projeto de lei do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores no dia 25 de maio e foi motivo de comemoração pelo prefeito, lembrando que o programa “Qualifica Jaguaré” vem atender o momento de perspectivas de crescimento do município.

“Estamos avançando e estruturando o município. São diversas ações como a instalação da subestação de energia em parceria com a Escelsa para gerar segurança energética, o Polo Industrial, que em breve terá ainda mais empresas, a implantação da rede de esgoto da cidade saltando de 5% para 60% do tratamento de esgoto na cidade. Enfim, estamos oferecendo estrutura e segurança administrativa com credibilidade para os empreendedores que estão chegando”, afirma Marcos Guerra.

Jaguaré atende a crescente demanda de investimentos

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cayo Casagrande, destaca a importância da Lei para o município em um cenário pós-pandemia de Covid-19, onde um grande número de trabalhadores no município está trabalhando na informalidade ou, ainda, muitos desempregados.

“Temos uma considerável parcela da nossa sociedade que não consegue se colocar no mercado de trabalho por falta de qualificação e os que possuem qualificação precisam buscar oportunidades fora do município. É preciso notar que Jaguaré está retomando o desenvolvimento como nunca antes visto. Muitas empresas estão demonstrando interesse em se instalar aqui, e estamos apresentando nosso município para todo o Brasil. Então, com esse programa, vamos oferecer qualificação da mão de obra para atender à demanda de empregos que estamos viabilizando, ainda mais forte num futuro próximo”, afirma o secretário.

Ainda segundo o secretário, a criação do programa objetiva a inserção social com fins produtivos gerando trabalho e renda. Segundo Casagrande “o desenvolvimento econômico deve ser pautado pela distribuição de renda sob um conceito de qualificação da mão de obra no município”, afirmou Cayo, lembrando que muitas oportunidades de trabalho são perdidas por falta de conhecimento e capacitação em várias áreas.

Leia também

Plantão da cidadania: advogados atendem população de graça em praça de Vitória

  Plantão da Cidadania acontece na Praça Oito, Centro de Vitória, nesta sexta-feira (5) Mais de 100 profissionais, entre advogados...

Planos de saúde devem cobrir sessões ilimitadas de algumas especialidades; veja quais são

Pacientes com planos de saúde que se consultam com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas podem fazer sessões...

Festa Cultural da EMEF José Francisco da Fonseca celebrou café, cultura e amor

Aconteceu no último sábado, 30, na Vila Landinha, a “Festa Cultural – Café, Cultura e Amor resgatam a...

Soluções digitais para mineração com base em IA

A BASF Mining Solutions e a empresa de IA IntelliSense.io desenvolveram um conjunto de soluções digitais com base...

Funcionária fica pendurada e quebra perna após cabo de elevador romper em supermercado de São Mateus

  Uma mulher de 41 anos, que trabalha em um supermercado localizado no bairro Santo Antônio, em São Mateus,...

Especialistas explicam como investir no Tesouro Direto

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve anunciar nesta quarta-feira (03) a nova taxa Selic,...

Copa Rural de 2022 de Futebol Amador de barra de São Francisco terá início dia 13 com 16 equipes

Com a presença de 15 dos 16 times convidados para a Copa Rural de Futebol Amador 2022, foi...

Comércio Brasil-EUA bate recorde com US$ 42,7 bilhões

O Brasil registrou valor recorde no comércio internacional com os Estados Unidos no primeiro semestre de 2022. Levantamento...