Programa Mulher nas Cidades traz mais segurança ao público feminino

Compartilhe

Agência Brasília
Agência Brasília

Por meio da Portaria nº 60 , publicada nesta sexta-feira (29), a Secretaria da Mulher do DF (SMDF) anunciou a criação do programa Mulher nas Cidades. O novo projeto tem como principal objetivo promover ações voltadas para a valorização e prevenção à violência de gênero.

Atividades serão desenvolvidas em parcerias criadas a partir de chamamento público | Foto: Vinicius de Melo/SMDF
Atividades serão desenvolvidas em parcerias criadas a partir de chamamento público | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

Inicialmente direcionada a beneficiar 6 mil mulheres, a iniciativa se desdobrará por meio de parcerias estabelecidas por chamamento público. Essa abordagem implementará medidas eficazes de prevenção à violência, proporcionando suporte abrangente ao público feminino em diversas áreas.

Para alcançar seus objetivos, o programa poderá contar com o apoio de órgãos do Executivo federal e distrital, estabelecendo parcerias tanto com organizações da sociedade civil quanto do setor privado.

Atendimento

Entre as iniciativas previstas, destacam-se a promoção da saúde da mulher, incluindo orientações sobre prevenção de doenças, planejamento familiar e políticas de autocuidado. O programa também facilita o acesso das mulheres à justiça, fornecendo orientação jurídica em colaboração com parceiros, e o acolhimento por meio da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

“Ao trazer medidas de apoio e empoderamento até as regiões administrativas, essas ações não apenas respondem às necessidades específicas das mulheres, mas também reforçam a ideia de que o governo está presente, sensível e comprometido com o bem-estar e a igualdade de gênero em todos os aspectos da vida”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Outros pontos importantes do programa são a implementação de ações educativas para jovens e crianças sobre o combate à violência contra a mulher e promoção da cultura da paz, bem como a qualificação prioritária de mulheres em setores que gerem retorno financeiro rápido, como o da beleza, visando à geração de renda e à autonomia econômica.

*Com informações da Secretaria da Mulher

Leia também

Missa Solene marca inauguração de Capela no Hospital São Marcos

O Hospital São Marcos vai promover, nesta quinta-feira (30), às 10 horas, uma Missa Solene de Bênção, que...

PARÁ: confira agenda da Agência-Barco CAIXA Ilha de Marajó para dezembro

Atenção, você que está esperando a Agência-Barco CAIXA chegar pelos arredores da Ilha de Marajó! O percurso e...

RJ: policial é executada com tiros de fuzil em frente de casa

Uma cabo da Polícia Militar identificada como Vaneza Lobão, que estava investigando envolvimento de PMs em milícias, foi...

Preço da soja caiu nesta terça-feira (28)

A saca de 60 quilos de soja está cotada, nesta terça-feira (28), a R$ 136,86. O produto registra...

Suspeito de matar dentista é preso na BR-101 com arma e munição

  Arma foi encontrada com suspeito de matar dentista no ES — Foto: Divulgação/ Polícia Rodoviária Federal Uma operação da...

Aposentados descobrem descontos indevidos em benefício do INSS

  1 de 6 André Rizzi e Lucia Soares Silva tiveram descontos desconhecidos no benefício do INSS — Foto: Reprodução André...

Nova Venécia é destaque no Prêmio de Boas Práticas na Primeira Infância pelo segundo ano consecutivo

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Programa Criança...