Programa gratuito de cirurgias para esterilização de cães e gatos é iniciado em Vitória • SiteBarra

Programa gratuito de cirurgias para esterilização de cães e gatos é iniciado em Vitória

 

Programa gratuito de cirurgias para esterilização de cães e gatos foi iniciado em Vitória — Foto: Gustavo Magnusson

Programa gratuito de cirurgias para esterilização de cães e gatos foi iniciado em Vitória — Foto: Gustavo Magnusson

Começa nesta quinta-feira (13) a realização das cirurgias para esterilização de cães e gatos do programa de castração gratuita da Prefeitura de Vitória.

Segundo a prefeitura, já estão aptos para agendar as cirurgias, diretamente com as clínicas credenciadas no programa, oito protetores de animais (pessoas que resgatam, cuidam, alimentam e acolhem em suas casas, independentemente de vínculos governamentais ou empresariais) e aproximadamente 150 tutores em situação de vulnerabilidade social, residentes em áreas de interesse social.

“Lançamos o programa no ano passado, cumprimos várias etapas, como o cadastramento das clínicas veterinárias e o cadastro de tutores, com muito dialogo com a sociedade. Agora chegou o momento da efetivação desta política pública, com a realização das cirurgias, atendendo a quem realmente cuida e ama os animais”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Lançado em agosto de 2021, o programa substitui o antigo modelo de mutirões por uma política pública permanente de controle populacional. De acordo com o município, a ação tem foco no bem-estar animal, visando reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono na capital capixaba.

O projeto prevê investimentos de mais de R$ 1 milhão para a realização de 3 mil procedimentos por ano de esterilização cirúrgica de cães e gatos, bem como registro dos animais que serão identificados por meio de microchip associado ao CPF de seus tutores.

Além da esterilização cirúrgica, o programa contempla a realização de exames clínicos e laboratoriais, fornecimento de materiais e medicamentos em todas as etapas do processo operatório e pós-operatório, diminuindo os riscos de morte.

  • Cadastro individual de tutores e de animais: continua aberto e é feito pelo próprio morador através do Portal Bem-Estar Animal
  • Triagem dos cadastrados, com validação pela equipe técnica
  • Seleção conforme critérios de prioridade
  • Participação em palestra de educação sanitária, bem-estar animal e guarda responsável: após ter o cadastro aprovado, o tutor realiza o agendamento para participar da palestra com orientação do médico-veterinária diretamente no portal. A participação é obrigatória
  • Assinatura do termo de responsabilidade pelo tutor
  • Entrega de guia de autorização para agendamento junto às clínicas credenciadas: os tutores aprovados emitem a guia para a realização dos procedimentos no próprio portal. Após, os tutores agendam os procedimentos diretamente com uma das clínicas credenciadas
  • Realização dos procedimentos de castração, avaliação clínica, exames laboratoriais, microchigapem, registro dos animais e entrega da medicação
  • Acompanhamento pós-cirúrgico por 24 horas.