Programa de Imunização capacita municípios da Grande Vitória que receberam doses da Janssen

Com a chegada das 31.550 doses da vacina Janssen (Johnson & Johnson) ao Espírito Santo, o Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa) realizou, nesta quinta-feira (24), uma capacitação para orientações sobre o uso do novo imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde para o enfrentamento à Covid-19.

Participaram do treinamento as referências técnicas municipais e os profissionais multiplicadores – supervisores que atuarão na Campanha de Vacinação nos locais que receberão as doses – dos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual, Danielle Grillo, foi um momento importante para abordar questões técnicas do uso do imunizante, além de recomendações visando à excelência no trabalho. “Tratamos questões e explicações sobre o volume da vacina, a via de administração, precauções, da realização de uma boa triagem, do registro adequado da vacina e do ato de vacinação”, informou.

A coordenadora destacou que este novo imunizante traz o facilitador na organização e otimização, uma vez que é em esquema único, além do seu armazenamento, realizado em temperatura positiva de 2 a 8°C. “É uma vacina que a população completa o esquema no primeiro acesso, auxiliando também na imunização da população em um curto intervalo de tempo”.

Distribuição das doses Janssen
A distribuição das 31.550 doses da Janssen aconteceu ainda na tarde desta quinta-feira (24) aos quatro municípios anteriormente definidos. Foram encaminhadas 7.070 doses para Cariacica, 8.670 para Serra, 8.790 para Vila Velha e 7.020 para Vitória.

A definição para escolha dos quatro municípios partiu da orientação do Ministério da Saúde em concentrar as doses em capitais ou regiões metropolitanas, além da pactuação entre Estado do Espírito Santo e municípios capixabas por meio da Comissão Intergestores Bipartite.

“As doses já foram distribuídas aos quatro municípios em pactuação também de uso ao público geral por faixa etária. O objetivo é que os municípios possam esgotar todas as doses o quanto antes, fazer a vacinação o mais rápido possível”, informou Danielle Grillo.

Taxa de utilização das doses
Para a distribuição da remessa desta sexta-feira (25), todos os 78 municípios alcançaram a meta de 80% de taxa de utilização das doses.

Vale ressaltar que a orientação de manter a taxa de utilização das doses recebidas contra a Covid-19 acima dos 80% visa a garantir a aplicação das doses recebidas em tempo hábil na população, disponibilizando a distribuição de 50% das doses aos municípios que não atingirem a taxa de excelência, tendo os demais 50% distribuídos aos municípios que conseguiram.

Os municípios que na última distribuição se encontravam abaixo de 80%, mas alcançaram a meta na nova atualização, receberão as doses da última semana de forma complementar, além da garantia de 100% das doses.

Confira a tabela de distribuição desta sexta-feira (25), clicando aqui


Leia mais

Leia também