Programa de Exportação promove capacitação on-line nesta sexta-feira

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Espírito Santo, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), promove, nesta sexta-feira (24), sua primeira capacitação on-line “Introdução à Exportação”. As capacitações são direcionadas às empresas inscritas no programa, no entanto, esta será aberta a empresas que tenham interesse em conhecer o PEIEX-ES e se aprofundar no tema da internacionalização.
 
A oficina será ministrada pela extensionista Nathalia Mamede. O treinamento é oferecido pelo PEIEX-ES, visando a preparar empresas capixabas para explorar o mercado internacional. O programa tem o objetivo de capacitar 200 empresas durante os 24 meses de execução. Em 10 meses, mais de 100 empresas já aderiram ao programa. 
 
O monitor do PEIEX-ES, Francisco Ramaldes, explica que, com o cenário do novo Coronavírus, desde março, os atendimentos individuais passaram a ser realizados de forma remota e o sucesso do formato impressiona.
 
“Seguindo as orientações da Apex-Brasil, intensificamos os atendimentos individuais. Durante três semanas, fizemos mais de 50 atendimentos aos empresários que se encontram em diferentes estágios dentro do programa. Este é um bom momento para adquirir novas competências e qualificações”, pontua.
 
A capacitação oferecida pelo PEIEX tem a duração média de 40 horas. Neste período, as empresas receberão atendimento local de um técnico e orientação sobre requisitos gerenciais para a exportação. O programa envolve também a participação da empresa em Oficinas de Competitividade (cursos presenciais de curta duração sobre temas relevantes para a exportação) e a 1ª Ação de Exportação (rodadas de negócios orientativas, promovidas com comerciais exportadoras). Uma vez qualificada, a empresa poderá aderir ao portfólio de promoção comercial coordenado pela Apex-Brasil.
 
Para oferecer um atendimento totalmente focado na necessidade do participante, a Apex-Brasil realizará visitas para identificar o potencial exportador da empresa e avaliar do nível de preparo do negócio para o comércio exterior. Com base nas informações levantadas, será feito um diagnóstico da maturidade exportadora da empresa e, após análise, será construído um plano de trabalho voltado à qualificação para exportar.
 
O subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Gabriel Feitosa, que coordena o programa, destaca a importância da permanência do Programa de Exportação para o Governo do Estado.
 
“Com o intuito de promover o mercado internacional no Espírito Santo, o PEIEX tem o objetivo estratégico de diversificar a economia capixaba. Além disso, nós acreditamos que por meio da habilitação de novos empresários no processo de exportação podemos melhorar a cultura exportadora capixaba e, consequentemente, aumentar a complexidade econômica”, destaca.
 
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, o PEIEX-ES é uma importante ferramenta para o crescimento internacional das empresas capixabas.
 
“Atualmente 98% do setor empresarial do Estado é formado por micro e pequenas empresas que, com a ajuda do PEIEX-ES, terão uma porta aberta para o mercado internacional. É um nicho importantíssimo a ser explorado e tenho certeza que esta é mais uma ferramenta para alavancar oportunidades ao setor produtivo, gerando o crescimento das empresas e maior número de empregos”, afirma.
 
Sobre o PEIEX-ES 

O programa oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional. 
 
Sobre a Apex-Brasil
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.
 
Serviço: 
Núcleo Operacional do PEIEX-ES
(27) 3636.9717
peiex@peiex.es.gov.br
 

Leia mais

Adolescente morre em acidente envolvendo trator no Norte do Espírito Santo

Um adolescente de 14 anos morreu em um acidente envolvendo três veículos, entre eles um trator, na noite desta terça-feira (13), na ES-381, que...

Distribuição de Máscaras nos terminais continua nesta semana. Confira o cronograma

A distribuição de máscaras para passageiros nos terminais do Sistema Transcol continua esta semana. A ação...

ATENÇÃO: ENTRAREMOS EM MANUTENÇÃO

A Agência do Rádio Mais está passando por uma transformação. Nosso sistema está migrando para um servidor mais seguro e que será mais ágil...

“Evidente que não há nada”, afirma assessoria sobre boatos de que prefeito Alencar Marim estaria com Coronavírus

Após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus em Barra de São Francisco, várias pessoas ficaram apreensivas. Logo em seguida foi confirmado também o...

Leia também

Mais de 4 mil municípios recebem R$ 1,5 bilhão para investir na cultura

Até junho de 2019, 75% dos municípios, ou 4775 cidades brasileiras, completaram 12 anos sem recursos do Governo Federal para políticas públicas na área...

Oito equipes vencem o Inova Senai 2020

Com propostas de soluções para demandas reais da sociedade e da indústria brasileira, estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) desenvolvem projetos inovadores ao...

Plano Novo Normal Paraíba mostra aumento de transmissão da Covid-19 no estado

A 13ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba revela que houve aumento na taxa de transmissão da Covid-19 nos últimos 15 dias. A avaliação...

Número de empregados na agricultura fica normalizado

Após o primeiro impacto causado na economia e no mercado de trabalho devido à pandemia do novo coronavírus, o número de empregado no setor...