Programa de Capital de Giro para Preservação de Empresas pode ajudar empreendedores do DF

A pandemia do novo coronavírus fez com sete mil empresas fechassem as portas no Distrito Federal, segundo o Ministério da Economia. Os dados da pasta englobam informações de maio a agosto deste ano e representam um aumento de 0,4% em relação ao quadrimestre imediatamente anterior.

Para diminuir os impactos econômicos da pandemia nos negócios, o Congresso Nacional discute a aprovação da medida provisória (MP 992/2020) que cria o Programa de Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE). Por meio dessa iniciativa, companhias com até R$ 300 milhões de faturamento anual poderão recorrer a empréstimos junto aos bancos.

Reforma tributária tem debate adiado e segue sem previsão de aprovação pelo Congresso

Criação de imposto único pode evitar colapso de serviços públicos em Pernambuco e em todo país

O programa estabelece que instituições financeiras que emprestarem dinheiro a empresas terão direito a benefícios fiscais no pagamento do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Ou seja, não haverá garantia ou subsídios do Tesouro Nacional no CGPE.

Além disso, o tomador de empréstimo poderá utilizar um imóvel ou veículo como garantia para mais de uma operação de crédito junto a um mesmo credor.

Para o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), passados quase oito meses desde o início da pandemia da Covid-19, empreendedores de todo o País ainda enfrentam dificuldades para superar a crise. Izalci defende que os bancos somem esforços para a concessão de empréstimos aos empreendedores mais afetados pelo coronavírus.

“Hoje as empresas estão enfrentando muitas dificuldades, como para pagar salários no quinto dia útil do mês e pagar impostos por conta da crise. Além disso, outra medida acertada [com a MP] é o fato de as empresas poderem utilizar um imóvel como garantia para mais de um financiamento.”

Parecer

O relator da MP na Câmara dos Deputados, deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO), apresentou o parecer à matéria na última semana. No relatório, o parlamentar incluiu no programa microempreendedores individuais, pessoas físicas, produtores rurais, profissionais liberais, sociedades simples, empresas individuais de responsabilidade limitada e sociedades empresárias.

William Baghdassarian, professor de finanças do Ibmec-DF, acredita que a utilização de um imóvel como garantia para acessar empréstimos é bastante vantajoso, sobretudo quando se compara os juros em outras linhas de crédito, como o cheque especial. 

“A linha de crédito do imóvel é a mais barata que existe [no mercado], variando entre 7 e 8% de juros ao ano, comparado com a taxa do cheque especial que é de 8% ao mês. Então, se você tiver um imóvel como garantia, você terá acesso a um crédito muito barato”, explica.

Segundo o governo federal, as regras estipuladas pela MP servirão até mesmo em linhas de crédito já existentes, como o Pronampe. As regras do Programa de Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE) já estão em vigor, mas para virar lei, a MP precisa ser apreciada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Leia mais

Hospitais militares treinam profissionais de saúde no combate à Covid 19

Curso para combate à Covid no Hospital das Forças Armadas (HFA), nesta terça-feira (5) –...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem tempo aberto, neste domingo (30)

A região Sul do país tem tempo aberto, neste domingo (30), no norte gaúcho, Paraná e em Santa Catarina. O dia começa com nevoeiros...

Chegada de frente fria pode provocar ondas de até 4 metros no Espírito Santo, alerta Marinha

A frente fria deve chegar no estado na manhã de domingo (4). Ressaca do mar em Guarapari, no Espírito Santo — Foto: Ari Melo/ TV...

EDP alerta: chuveiro elétrico pode ser o vilão da conta de luz no inverno

Nos dias mais frios, o chuveiro elétrico pode...

Leia também

Freitas pode assumir vaga na Assembleia até dia 10

O ex-deputado estadual, Freitas (PSB), poderá assumir a vaga de Euclério Sampaio (DEM), bem antes da posse do prefeito eleito em Cariacica no último...

Vem Com Tua Shekinah: cantora francisquense Izabela Carvalho lança nova música nas plataformas digitais

A cantora católica Izabela Carvalho, de Barra de São Francisco, lançou hoje, nas plataformas digitais, a cação "Vem Com Tua Shekinah". Você já pode conferir aqui o...

Com mais casos de covid-19 e menos leitos no ES, especialistas temem falta de atendimento

Com o número de casos de covid-19 chegando...

Após festas de prefeitos eleitos, Secretário alerta: ‘Aglomerações de qualquer tipo não são adequadas’

Após o resultado das eleições neste domingo (29), milhares de pessoas se colocaram em risco ao participarem de festas nos municípios da Grande Vitória...