Programa ‘Ceasa de Portas Abertas’ recebe alunos do Senai Vila Velha

Compartilhe

O Programa “Ceasa de portas abertas” recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o grupo de alunos do terceiro período do Curso Técnico em Alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Araçás, em Vila Velha. O grupo de 20 alunos foi recebido pelo diretor-presidente, Fernando Rocha, e pelos orientadores de mercado, para uma visita técnica ao entreposto de Cariacica, da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES).

Durante a visita, os alunos puderam conhecer mais sobre a história da Ceasa, os principais fornecedores do Espirito Santo, de outros estados e países. Além disso, também foi feita apresentação do balanço de comercialização da Ceasa em 2019, com a quantidade de alimentos comercializados no ano passado e como é feita a rastreabilidade dos alimentos.

 Sobre a visita, o diretor-presidente da Ceasa, Fernando Rocha, destaca a iniciativa da escola em levar os alunos para conhecer na prática o que eles aprendem na teoria. “É uma satisfação imensa para a Ceasa participar do processo de formação destes profissionais. Aqui eles têm a oportunidade de conhecer na prática como é a realidade do funcionamento do entreposto, o tamanho que é o nosso mercado e também as dificuldades para manter o controle da unidade que abastece todo o Espirito Santo”, enfatizou o diretor-presidente.

A professora Maria Regina Lima Medeiros, que há quatro anos tem a iniciativa de trazer os alunos para conhecer a Ceasa, disse que essa é uma maneira de aproximar os estudantes da prática, tendo em vista que as atividades da Ceasa refletem o conteúdo que eles estão tendo na sala de aula.

“É uma visita importante e significativa, pois ações assim despertam o interesse e a curiosidade deles. Aqui eles puderam aprender um pouco mais sobre a rastreabilidade, conheceram as origens de algumas frutas e hortaliças e tudo isso está contextualizado com aulas do período em que eles estão”, disse a professora. 

Para Luiz Miguel Silva, 18, um dos alunos presente à visita, a oportunidade de vivenciar a rotina da Ceasa vai ajudá-lo a ter uma melhor absorção do conteúdo aprendido em sala de aula. “Tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas que tínhamos até em sala de aula. Receber embasamento teórico é ótimo, mas alinhá-lo com a prática transforma a nossa formação em algo muito mais próximo do que vai ser a nossa realidade quando nós nos formarmos”, comentou o estudante. 

 

Programa “Ceasa de Portas Abertas”

Escolas com interesse em agendar uma visita técnica na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo devem entrar em contato pelo e-mail ceasa@ceasa.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3343-3315. As visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11 horas.

 

Leia também

Filtro da Cappitella movimenta Instagram com fotos e slogans

  Mais uma atração nas redes sociais, é o filtro da Cappitella, com os slogans: “Eu Vou” / “Eu Fui”. A...

Secretaria de Educação encerra 3ª Formação do Programa Alfabetização Aqui é pra Valer

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na sexta-feira (05), realizou a...

Operação fecha fábrica e apreende pó de café irregular no Espírito Santo; veja as marcas

Uma operação interditou, nesta segunda-feira (8), uma fábrica de café irregular em Irupi, no Sul do Espírito Santo. Embalagens...

Cappitella terá ensaio técnico neste sábado (13)

  Acontece neste sábado, dia 13, a partir das 15h, o ensaio técnico da Carrettino dela cappitella, com saída...

Homem morre ao ser atropelado pelo próprio carro em Colatina

  Lindomar Marques morreu após ser atropelado pelo próprio carro em Colatina, ES Um homem morreu na manhã desta segunda-feira...

Secretaria da Saúde de AL confirma primeiro caso de varíola dos macacos em turista do Espírito Santo

    Secretaria de Saúde de Alagoas confirma primeiro caso de varíola dos macacos em turista do ES — Foto:...

Pesca: exportação de produtos da piscicultura cresce 100% e soma US$ 14,3 milhões em vendas

O Brasil exportou 100% a mais de produtos da piscicultura no primeiro semestre deste ano em comparação com...

Caminhoneiro é sequestrado no Espírito Santo e liberado 13h depois no RJ

    Caminhão e carga roubados de caminhoneiro foram recuperados no ES Um caminhoneiro de 41 anos foi sequestrado por assaltantes...