Programa ‘Ceasa de Portas Abertas’ recebe alunos do Senai Vila Velha

Compartilhe

O Programa “Ceasa de portas abertas” recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o grupo de alunos do terceiro período do Curso Técnico em Alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Araçás, em Vila Velha. O grupo de 20 alunos foi recebido pelo diretor-presidente, Fernando Rocha, e pelos orientadores de mercado, para uma visita técnica ao entreposto de Cariacica, da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES).

Durante a visita, os alunos puderam conhecer mais sobre a história da Ceasa, os principais fornecedores do Espirito Santo, de outros estados e países. Além disso, também foi feita apresentação do balanço de comercialização da Ceasa em 2019, com a quantidade de alimentos comercializados no ano passado e como é feita a rastreabilidade dos alimentos.

 Sobre a visita, o diretor-presidente da Ceasa, Fernando Rocha, destaca a iniciativa da escola em levar os alunos para conhecer na prática o que eles aprendem na teoria. “É uma satisfação imensa para a Ceasa participar do processo de formação destes profissionais. Aqui eles têm a oportunidade de conhecer na prática como é a realidade do funcionamento do entreposto, o tamanho que é o nosso mercado e também as dificuldades para manter o controle da unidade que abastece todo o Espirito Santo”, enfatizou o diretor-presidente.

A professora Maria Regina Lima Medeiros, que há quatro anos tem a iniciativa de trazer os alunos para conhecer a Ceasa, disse que essa é uma maneira de aproximar os estudantes da prática, tendo em vista que as atividades da Ceasa refletem o conteúdo que eles estão tendo na sala de aula.

“É uma visita importante e significativa, pois ações assim despertam o interesse e a curiosidade deles. Aqui eles puderam aprender um pouco mais sobre a rastreabilidade, conheceram as origens de algumas frutas e hortaliças e tudo isso está contextualizado com aulas do período em que eles estão”, disse a professora. 

Para Luiz Miguel Silva, 18, um dos alunos presente à visita, a oportunidade de vivenciar a rotina da Ceasa vai ajudá-lo a ter uma melhor absorção do conteúdo aprendido em sala de aula. “Tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas que tínhamos até em sala de aula. Receber embasamento teórico é ótimo, mas alinhá-lo com a prática transforma a nossa formação em algo muito mais próximo do que vai ser a nossa realidade quando nós nos formarmos”, comentou o estudante. 

 

Programa “Ceasa de Portas Abertas”

Escolas com interesse em agendar uma visita técnica na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo devem entrar em contato pelo e-mail ceasa@ceasa.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3343-3315. As visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11 horas.

 

Leia também

Prêmio SiteBarra Melhores do Ano já tem os primeiros vencedores; confira

O Prêmio SiteBara Melhores do Ano está movimentando Barra de São Francisco. Internautas de cada canto da cidade...

Produção mundial atinge 150 milhões de toneladas em outubro

A worldsteel divulgou que a produção mundial de aço bruto alcançou 150 milhões de toneladas em outubro de...

Últimos dias de novembro terão chuva e alta umidade

Por causa do calor e da umidade em alta, uma frente fria se aproxima com a chegada de nuvens...

Acordo com União Europeia deve ser prioridade, aponta Conselho Industrial do Mercosul

A conclusão do Acordo de Livre Comércio com a União Europeia deve ser uma das medidas prioritárias para...

Governo recua e suspende portaria que limitava trabalho aos domingos e feriados

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta quarta-feira (22) que suspendeu a portaria do governo...

Auditores fiscais do Espírito Santo são investigados por corrupção

Três auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) são investigados por corrupção, lavagem de dinheiro e...

CFEM: ANM repassa em dezembro R$ 370 milhões a municípios afetados pela mineração

Termina na próxima segunda-feira (4) o prazo para que prefeituras de cidades indiretamente afetadas pela mineração peçam sua...