Programa ‘Ceasa de Portas Abertas’ recebe alunos do Senai Vila Velha

O Programa “Ceasa de portas abertas” recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o grupo de alunos do terceiro período do Curso Técnico em Alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Araçás, em Vila Velha. O grupo de 20 alunos foi recebido pelo diretor-presidente, Fernando Rocha, e pelos orientadores de mercado, para uma visita técnica ao entreposto de Cariacica, da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES).

Durante a visita, os alunos puderam conhecer mais sobre a história da Ceasa, os principais fornecedores do Espirito Santo, de outros estados e países. Além disso, também foi feita apresentação do balanço de comercialização da Ceasa em 2019, com a quantidade de alimentos comercializados no ano passado e como é feita a rastreabilidade dos alimentos.

 Sobre a visita, o diretor-presidente da Ceasa, Fernando Rocha, destaca a iniciativa da escola em levar os alunos para conhecer na prática o que eles aprendem na teoria. “É uma satisfação imensa para a Ceasa participar do processo de formação destes profissionais. Aqui eles têm a oportunidade de conhecer na prática como é a realidade do funcionamento do entreposto, o tamanho que é o nosso mercado e também as dificuldades para manter o controle da unidade que abastece todo o Espirito Santo”, enfatizou o diretor-presidente.

A professora Maria Regina Lima Medeiros, que há quatro anos tem a iniciativa de trazer os alunos para conhecer a Ceasa, disse que essa é uma maneira de aproximar os estudantes da prática, tendo em vista que as atividades da Ceasa refletem o conteúdo que eles estão tendo na sala de aula.

“É uma visita importante e significativa, pois ações assim despertam o interesse e a curiosidade deles. Aqui eles puderam aprender um pouco mais sobre a rastreabilidade, conheceram as origens de algumas frutas e hortaliças e tudo isso está contextualizado com aulas do período em que eles estão”, disse a professora. 

Para Luiz Miguel Silva, 18, um dos alunos presente à visita, a oportunidade de vivenciar a rotina da Ceasa vai ajudá-lo a ter uma melhor absorção do conteúdo aprendido em sala de aula. “Tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas que tínhamos até em sala de aula. Receber embasamento teórico é ótimo, mas alinhá-lo com a prática transforma a nossa formação em algo muito mais próximo do que vai ser a nossa realidade quando nós nos formarmos”, comentou o estudante. 

 

Programa “Ceasa de Portas Abertas”

Escolas com interesse em agendar uma visita técnica na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo devem entrar em contato pelo e-mail ceasa@ceasa.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3343-3315. As visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11 horas.

 

Leia mais

Conselho penitenciário acompanha virtualmente iniciativas dos presídios

O Conselho Penitenciário do Espírito Santo (Copen-ES) realizou, nessa segunda-feira (23), sua primeira sessão por videoconferência. Por...

Foz do Iguaçu retoma atividades turísticas com cronograma de reabertura

As Cataratas do Iguaçu (PR) poderão ser novamente apreciadas pelos turistas a partir de 10 de junho. ...

Atualização de app do Ministério da Justiça permite envio de denúncias

Foto: Divulgação/ Google Play O aplicativo de celular do Governo Federal Sinesp Cidadão foi atualizado e conta agora com...

Leia também

Deputados aprovam regras para reabertura de templos religiosos

Foi aprovado, em regime de urgência, durante a...

Mais de 460 casos de covid-19 são constatados em casas de repouso para idosos, aponta MPES

O Ministério Público do Espírito Santo constatou que...

Último dia para quem quer participar do Sisu do meio do ano se inscrever no sistema

Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, até esta sexta-feira, 10, para o Sistema de Seleção...

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...