Profissionais que coletarão dados do Censo Escolar participam de treinamento

A Secretaria da Educação (Sedu) promoveu um treinamento com as equipes municipais e das Superintendências Regionais de Educação (SRE), que serão responsáveis pela orientação do Censo Escolar nas escolas. Os objetivos foram apresentar o EducaCenso para os profissionais que nunca participaram da coleta de dados e orientar para possíveis alertas decorrentes de inconsistências no momento do Censo.

A gerente de Estatística e Informação da Sedu e coordenadora Estadual do Censo Escolar, Débora Resende Maranhão, e a equipe da subgerência de Sistemas Educacionais foram responsáveis pela organização e estruturação desse treinamento.

Este ano, devido à exigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi necessário alterar os protocolos de acesso ao EducaCenso e, por isso, o treinamento ganhou pontos de pauta que reforçam a importância do cuidado com os dados sensíveis de toda comunidade escolar, assim como a responsabilização que o uso indevido dos dados acomete. Também foi pontuada as mudanças que serão feitas nos relatórios emitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para o cumprimento do que está previsto na LGPD.

Foram apresentadas as possíveis dificuldades no preenchimento do formulário e os entraves que podem ocorrer na migração dos dados do Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges) para o Sistema EducaCenso.

Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Trata-se de uma pesquisa anual, que cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios indispensáveis à definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino em todo o Brasil.