Profissionais da Rede Estadual podem fazer parte do Grupo de Estudos para Enfrentamento ao Racismo nas Escolas

Profissionais da educação da Rede Estadual interessados em fazer parte do Grupo de Estudos para Enfrentamento ao Racismo nas Escolas (GEERE) podem se candidatar a uma das 25 vagas que serão ofertadas. O período de inscrição terá início na próxima quinta-feira (22), pelo link https://forms.gle/Fa5Ep1r2oRLYVQFP9

O GEERE é uma das ações estratégias pedagógicas do Programa de Enfrentamento ao Racismo nas Escolas da Rede Pública Estadual, desenvolvido pela Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (CEAFRO), vinculada à Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), da Secretaria da Educação (Sedu). 

Por meio do Grupo de Estudos, busca-se incorporar nos currículos escolares conteúdos sobre a história e as culturas afro-brasileira e indígena, atendendo ao Plano Estadual de Educação (2015). Dessa forma, espera-se implementar ações educacionais, nos termos das Leis nº 10.639, de 2003 e 11.645, de 2008, visando a apoiar a formação continuada dos educadores na temática étnico-racial, bem como estimular a realização de práticas pedagógicas para enfrentamento do racismo, do preconceito e da discriminação no ambiente escolar.  

O Grupo de Estudos acontecerá na modalidade a distância (EaD), por meio de plataforma virtual, em encontros realizados mensalmente para discussão e debate de textos que serão disponibilizados previamente em formato PDF aos participantes.  

Serão abordadas questões relevantes para a desconstrução de práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar, entre elas as análises sobre o papel social do negro e do indígena na sociedade brasileira, apoiando-se na contribuição de autores contemporâneos que têm se dedicado ao estudo desses conceitos e, em especial, na educação.   

Saiba mais: 

O público-alvo é formado por diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores escolares, pedagogos, professores, auxiliares de secretaria escolar, servidores das Superintendências Regionais de Educação (SREs) e da Sedu Central.   

Critérios: para se inscrever é necessário ser profissional lotado nas unidades de ensino, na Unidade Central (UC) ou nas Superintendências Regionais de Educação, efetivo ou em designação temporária (DT), em exercício, na Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo. 

Número de vagas: 25 

Período de inscrição: de 22 a 29 de abril

Link: https://forms.gle/Fa5Ep1r2oRLYVQFP9 

Mais informações com a equipe da CEAFRO, pelo e-mail ceafro@sedu.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-7867

 

Leia mais

Leia também