Professora trabalha Modelos Didáticos com alunas da Educação Especial

Compartilhe

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Pedro Antônio Vitali, localizado em Colatina, desenvolveu atividades práticas com alunas da Educação Especial, por meio da metodologia pedagógica Modelos Didáticos.

A ideia partiu da professora Klécia Rizzoli Rossoni, que atende as alunas Sirleia Rodrigue de Freitas Colona e Ivani Gonçalves, que têm Deficiência Visual (DV) e Deficiência Auditiva (DA), respectivamente.

“Cabe ao professor pensar, organizar e adaptar o meio no qual o aluno está inserido por meio de práticas pedagógicas, de modo a permitir as interações e garantir a aprendizagem. Para que isso aconteça, a sensibilidade e o acolhimento são fundamentais”, afirmou.

Para o desenvolvimento das atividades, a professora pôde contar com o trabalho de parceria dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a intérprete de Libras, Eliane Alves; e a instrutora de Baille, Dwane Dantas.

Para a aluna DA Ivani Gonçalves, a atividade lhe permitiu compreender melhor o conteúdo. “Eu estou me sentindo útil novamente em saber que tem alguém pensando em mim e na minha aprendizagem”, disse.

Com Ivani Gonçalves, a professora trabalhou com massa de modelar e construiu o modelo da célula animal e suas organelas. Já a aluna com DV Sirleia Rodrigue de Freitas Colona, a professora elaborou o modelo da estrutura do DNA com jujubas e bala, associando o sabor às estruturas dos nucleotídeos, que foram apresentados à aluna em alto relevo.

“Em ciências e Biologia a utilização de métodos de ensino diferenciados é importante, pois é notória a dificuldade que os alunos têm em relacionar o conhecimento científico com ações do seu dia a dia, principalmente quando se trata da Educação Especial, e por essa razão os Modelos Didáticos, como as experimentações, auxiliam nesse processo, por se tratar do lúdico como recurso pedagógico pode facilitar a relação entre os conceitos teóricos e práticos”, ressaltou a professora Klécia Rizzoli Rissoni.

Leia também

Bueiros construídos e ponte ecológica recuperada em Rio do Campo, Ponte Alta e Assentamento Três Corações

Funcionários da secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, construíram mais três bueiros...

Exposição promove diálogo entre Clarice Lispector e artistas plásticas

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (IMS Rio) inaugura hoje (21) a exposição Constelação Clarice, que...

Brasil: casal morre após colocar churrasqueira no quarto para se proteger contra o frio

Um casal foi encontrado morto na manhã desta desta quinta-feira (19) em Nova Ponte. A suspeita é de...

Programa nacional de redução da criminalidade tem início em 20 municípios

Vinte municípios brasileiros serão contemplados com a implementação - ou melhoria - de observatórios municipais de segurança pública....

Inscrições abertas para a 10ª Subida Ecológica da Pedra da Botelha, em Boa Esperança

  A Prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), promove, no dia 05 de...

Ações do Projeto Avivar avançam com Roda de Conversa e novo núcleo em Monte Senir

O Projeto Avivar, implantado há três meses em Barra de São Francisco avança a cada dia com novos...

DRAWBACK: Vai à sanção MP que prorroga isenção de tributos para exportadoras

O Senado aprovou, nessa quinta-feira (12), a medida provisória (MP) 1079/2021, que prorroga, até 2023, a isenção ou...